Connect with us

GERAL

Telescópio James Webb captura galáxias em espiral como nunca visto

Publicado

em

O conhecimento humano é verdadeiramente extraordinário, revelando-se em sua capacidade de explorar os vastos e misteriosos confins do espaço.

Uma das ferramentas mais impressionantes nessa busca incessante por compreensão cósmica é o telescópio, uma invenção que revolucionou nossa visão do universo.

Desde os primórdios da observação astronômica, esses equipamentos têm sido fundamentais para desvendar os segredos do cosmos.

Galileu Galilei, em 1609, fez história ao apontar pela primeira vez um telescópio para o céu noturno, encontrando luas na órbita de Júpiter e manchas solares, o que desafiava as concepções tradicionais da época.

Atualmente, o James Webb Space Telescope (JWST), a mais recente maravilha da engenharia espacial, representa o ápice dessa tecnologia em prol do conhecimento cósmico.

Se você não conhece, o JWST é um telescópio espacial desenvolvido pela NASA, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).

Ele é projetado para superar as limitações dos que vieram antes, como o Hubble, oferecendo uma visão mais nítida e profunda do universo. E ele tem conseguido tal feito.

Fotografias impressionantes do JWST

Recentemente, o telescópio James Webb surpreendeu os pesquisadores do programa de Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS, em inglês), ao captar imagens de galáxias em espiral com uma proximidade impressionante.

Esse projeto, que já utiliza outros telescópios, como o próprio Hubble, viu no Webb uma ferramenta única para aprimorar seus estudos.

As imagens obtidas pelo James Webb são verdadeiramente de cair o queixo. Elas revelam detalhes incríveis dessas galáxias, algo nunca visto.

Imagem de galáxia que impressiona pela qualidade – Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams, PHANGS/Reprodução

Dentre as descobertas, os pesquisadores conseguiram identificar buracos na distribuição de gás intergaláctico. Esses buracos se formaram quando uma ou mais estrelas explodiram em supernovas, dispersando o gás ao redor.

Outro ponto notável nas imagens é a observação do gás se espalhando para além da estrutura espiral da galáxia. Isso é algo extraordinário, pois geralmente só conseguimos ver a forma espiral a olho nu.

O James Webb permitiu uma visão mais ampla, ao mostrar como o gás se dispersa para além das fronteiras visíveis da galáxia.

Imagens reais de galáxias em espiral – Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI, Janice Lee (STScI), Thomas Williams, PHANGS/Reprodução

Além disso, as fotografias mostram o centro galáctico de forma tão brilhante que cria um pico de difração característico de objetos supersaturados em primeiro plano.

Essa intensidade luminosa no centro da galáxia fornece dados valiosos para os cientistas, permitindo uma análise mais aprofundada das características do objeto.

Erik Rosolowsky, um dos coordenadores do programa, expressou entusiasmo ao afirmar que a quantidade de análise possível com essas imagens é muito maior do que qualquer coisa que a equipe poderia realizar anteriormente.

James Webb não apenas forneceu retratos deslumbrantes, mas abriu novas perspectivas para a compreensão das galáxias em espiral e dos processos fascinantes que ocorrem dentro delas.

Tal colaboração entre os cientistas e a tecnologia espacial continua a nos surpreender e expandir nossos horizontes no vasto universo que nos rodeia.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas