Connect with us

POLÍTICA

Tribunal Regional Eleitoral recebe novos modelos de urnas eletrônicas

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu nesta quarta-feira, 23, o primeiro lote das novas urnas eletrônicas modelo 2022. A primeira remessa inclui mil unidades que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024.

Os equipamentos vão substituir os modelos 2010 e 2011 – que não serão mais utilizadas nos próximos pleitos – e os modelos 2013 e 2015, que serão redistribuídas para outros regionais. O TRE acreano receberá, no mês de setembro, mais um lote com 700 urnas eletrônicas.

“Nosso parque será totalmente renovado e contará com 2868 urnas eletrônicas dos modelos 2020 e 2022 para uso nas 9 Zonas Eleitorais do Acre. Com a chegada das novas urnas ficaremos com um parque contendo apenas equipamentos dos modelos mais recentes. Isto trará benefícios significativos para as atividades de manutenção das urnas e de preparação e execução das eleições com o uso de equipamentos mais modernos, robustos e de maior performance, afirmou Clícia Quintela – Assessora de Gestão das Eleições.

Produção nacional

O modelo 2022 é quase idêntico ao da urna 2020, que foi aperfeiçoado, contando com novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.

produção nacional dos novos equipamentos teve início em maio. A previsão é que sejam produzidas 219.998 urnas modelo 2022 até fevereiro do próximo ano. 

O processo de fabricação pela Positivo é acompanhado por uma equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Justiça Eleitoral. Os aparelhos só são aprovados após uma auditoria de qualidade e de segurança na fábrica.

De acordo com o TSE, esta será a segunda maior produção de urnas desde a implantação do voto eletrônico, ficando atrás apenas das 225 mil urnas UE 2020, fabricadas para as Eleições 2022.

Teste Público de Segurança

Os equipamentos modelo 2022 serão submetidos ao Teste Público de Segurança (TPS), instituído pelo TSE. 

Os principais objetivos do TPS são encontrar eventuais vulnerabilidades nos procedimentos e softwares eleitorais, possibilitar correções e aprimoramentos a partir dos resultados e testar a confiabilidade da captação e da apuração dos votos.

Este ano, o TPS está previsto para novembro. Qualquer brasileiro, a partir de 18 anos completos, que atenda aos requisitos do edital a ser publicado, pode participar do teste público.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas

Isso vai fechar em 0 segundos