Connect with us

ESPORTE

Vem aí os Jogos Escolares; Governo e federações alinham seletivas estaduais

Publicado

em

Agência AC

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Esportes, promoveu na manhã desta quinta-feira, 12, uma reunião de alinhamento com representantes das federações de esportes individuais, para a realização das seletivas estaduais dos Jogos Escolares.

Quem também participou do encontro foi o presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), José Reinaldo de Azevedo. A entidade é ligada à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que irá realizar a etapa nacional do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em parceria com o Ministério da Cidadania.

A etapa nacional dos JEBs será desenvolvida no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, e reunirá estudantes de todo o Brasil, com idades entre 12 e 14 anos. Ao todo, serão 18 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e 5 coletivas.

No passado, quem realizava os JEBs era o governo federal. “Há mais de 20 anos que os jogos não são realizados”, relatou o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago.

Para as modalidades individuais, este ano não haverá as seletivas municipais e nem regional, apenas a etapa estadual. Quanto às modalidades coletivas, as equipes serão escolhidas por meio de ranqueamento, por não haver tempo hábil para a disputa das modalidades até a fase nacional.

As modalidades individuais dos JEBs são: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Já as modalidades coletivas são: basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Departamento de Esportes irá realizar as seletivas estaduais para a etapa nacional dos JEBs. Foto: Stalin Melo/SEE

De acordo com Júnior Santiago, depois de quase dois anos paradas devido à pandemia, as atividades esportivas estão sendo retomadas. “A expectativa é muito grande para que a gente possa hoje, junto com as federações, fechar essa parceria e realizar as seletivas”, afirmou.

Já para José Reinaldo, é importante ter o governo como parceiro. “Já fechamos com a SEE e agora estamos conversando com as federações. Estamos retomando as atividades aos poucos, com todo o cuidado e seguindo todos os protocolos de segurança, porque a nossa expectativa é grande em relação à participação dos alunos”, destacou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Baixada da Sobral ganha aula de futsal e vôlei da prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

Por

Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), ofertam, de forma gratuita, aulas de Futsal e Vôlei para crianças na faixa etária de 8 a 16 anos da comunidade da baixada da sobral.

O diretor de Esporte e Lazer da FGB, Edson Maria, afirma que o espaço do Centro de Iniciação ao Esporte propicia o desenvolvimento dessas atividades e destacou os aspectos trabalhados pela escolinha. “Criamos essas escolinhas, com crianças na faixa de 7 a 16 anos, e procuramos primeiro trabalhar a personalidade, a sociabilização, para então encontrar um talento e trabalhar os fundamentos do esporte”, enfatiza o diretor.

Um dos participantes do projeto, o coordenador de esporte Gladson Roque, destaca que o projeto é fruto do pedido da vice-prefeita Marfisa Galvão, e fala dos planos futuros. “Agora já estamos no segundo mês de sua realização, com 5 profissionais envolvidos, e pretendemos também fazer torneios da modalidade, abrir novas turmas de idades mais avançadas, para sempre desenvolver a modalidade em Rio Branco” conclui Gladson.

Estagiário de Educação Física na FGB, Lucas Oliveira, fala dos benefícios do projeto na comunidade. “É muito importante desenvolver a base na baixada da sobral com essas crianças, poder trabalhar os fundamentos básicos, além de incentivar o esporte, alegrar e levar o lazer para toda a comunidade”, destaca Lucas.

Ainda há vagas na turma de Futsal na faixa etária de 13 a 15 anos, em horário e data ainda a serem definidos, e na turma de Vôlei de 10 a 16 anos, sempre terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Os interessados podem comparecer ao CIE Bonsucesso, localizado no bairro Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto), e efetuar a inscrição.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CIE BONSUCESSO

FUTSAL
DIAS DA SEMANAHORÁRIOQUANT. DE ALUNOS
Segunda-feira14h às 15:30hTurma fechada
Quarta-feira14h às 15:30hTurma fechada

Local: Centro de Iniciação ao Esporte – CIE Bonsucesso

Endereço: Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto)

Faixa Etária: 8 a 12 anos

Ainda a abrir: 13 a 15 anos (vagas abertas)

VÔLEI
DIAS DA SEMANAHORÁRIOQUANT. DE ALUNOS
Terça-feira14h às 16hVagas abertas
Quinta-feira14h às 16hVagas abertas

Local: Centro de Iniciação ao Esporte – CIE Bonsucesso

Endereço: Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto)

Faixa Etária: 10 a 16 anos

Continue lendo

ESPORTE

Jader de Andrade refuta convite para o cargo de treinador do Independência

Publicado

em

Por

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha

O Independência busca um treinador para a temporada 2022. O preparador físico Jader de Andrade era um dos possíveis nomes para o cargo, mas o profissional comentou que não tem interesse na função. Segundo ele, o fato de assinar contrato e ter registro no Boletim Informativo Dário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os empecilhos, isso justificado pelo fato de ser professor universitário (Ufac/AC). Andrade também alegou que não tem nenhuma pretensão de seguir a carreira de treinador, mas que pretende aceitar o convite para ser o preparador físico do tricolor do Marinho Monte.

A primeira opção da diretoria do Independência seria a contratação do técnico Edson Maria (Som), mas o profissional alegou que não teria tempo disponível para conciliar o seu trabalho na coordenação de desporto da prefeitura de Rio Branco com as atividades do clube tricolor.

Por outro lado, o desportista Edson Maria garantiu durante entrevista ao programa esportivo da Rádio Difusora Acreana que irá fazer parte do grupo que ajudará o departamento de futebol do Independência durante a disputa do estadual. “Neste momento não posso assumir o comando técnico do Independência, mas irei ajudar de uma forma ou outra o clube”, pontuou o profissional.

Com isso, o Independência neste seu retorno à elite do futebol local segue na busca de um nome para comandar o clube à beira do gramado.

Estreia

O Tricolor de Aço, que volta a disputar um Campeonato Acreano de Profissionais, tem estreia programada na competição para o dia 12 de fevereiro, às 17h, no estádio Florestão, contra o Tourão do Humaitá, vice-campeão da temporada 2021.

Continue lendo

ESPORTE

“Véi da Havan” pode vir ao Acre dar o pontapé inicial de jogo solidário das estrelas dias 19 e 20, em Xapuri e Capixaba

Publicado

em

Por

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, recebeu o convite agora há pouco para vir ao Acre dias 19 e 20, dar o pontapé inicial dos jogos das estrelas, nos municípios de Xapuri e Capixaba. “E ficou balançado”, garante o modelo Marcelo Bimbi, um dos organizadores desse evento que foi pessoalmente a Santa Catarina fazer o convite ao “Véi da Havan”.

O futebol solidário, projeto do empresário Marcos Diniz e do Marcelo Bimbi, reúne ex-jogadores de futebol e famosos da televisão, circula o Brasil inteiro. O ingresso nos estádios é sempre alimentos não perecíveis para serem doados a instruções de caridade. Em 2021 foram realizados quatro jogos no Acre, todos com muito sucesso de público.

Nos jogos dos próximos dias 19 e 20, quarta e quinta-feira, em Xapuri e Capixaba, respectivamente, está confirmada, também, a vinda do filho 04 do presidente Bolsonaro, o Renan. As prefeituras de ambos os municípios preparam seus estádios para receber as estrelas.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia