Connect with us

ACRE

Ventos fortes derrubam placa da Avenida Chico Mendes

Publicado

em

A queda da estrutura ocorreu devidos os fortes ventos que a frente fria trouxe a região na tarde desta sexta, 11. Um carro foi atingido e houve congestionamento do trânsito, ninguém se feriu no acidente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Nos 65 anos do 4º Batalhão de Infantaria, Gladson destaca importância do Exército para o desenvolvimento do Acre

Publicado

em

Por

Agência AC

O governador Gladson Cameli ratificou na noite desta quinta-feira, 16, a função do Exército Brasileiro como “preponderante para a construção de uma sociedade melhor” e como uma instituição extremamente importante para o Acre, seja guardando as fronteiras, seja recuperando aeródromos como o de Santa Rosa do Purus, município a quase 500 quilômetros de Rio Branco, na fronteira com o Peru, cujo acesso se dá apenas pelo Rio Purus ou via aérea.

“O nosso governo reconhece o papel fundamental desses bravos homens e mulheres na defesa de nosso estado, que tem uma fronteira imensa e que também conta com a engenharia do Exército para a recuperação de rodovias e de nossos aeródromos, como está sendo feito em Santa Rosa do Purus”, afirmou Cameli, durante solenidade de 65 anos de fundação do 4º Batalhão de Infantaria e Selva, o 4º BIS, em Rio Branco.

Comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, general Ribeiro Cacho, com o governador Gladson Cameli na cerimônia de aniversário de 65 anos do 4º BIS no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

O desfile de pelotões e a entrega do diploma Amigo do Exército a pessoas que contribuíram de alguma forma pelo engrandecimento das ações militares foram o ponto alto da festa, que contou com a presença do novo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Jorge Augusto Ribeiro Cacho.

Integrante do Exército Brasileiro participa das comemorações do aniversário de 65 anos do 4º Batalhão de Infantaria e Selva, na noite desta quinta-feira, 16. Foto: Neto Lucena/Secom

Os batalhões e pelotões nos 22 municípios do Acre são subordinados à 17ª Brigada, com sede em Porto Velho (RO).

“Estamos diante de homens e mulheres aguerridos. Nosso efetivo é muito grande nesta parte mais ocidental da Amazônia e quero deixar aqui o meu agradecimento ao apoio das demais forças, Marinha e Aeronáutica, que sempre estiveram juntas do Exército. Que esta data sirva para lembrar quão importante é para o país e para sociedade, sobretudo aquelas populações mais humildes, que estejamos juntos dos seus anseios, protegendo a todos e contribuindo por um país melhor”, afirmou o comandante Cacho, o mais antigo integrante da instituição na celebração.

Homens do Exército Brasileiro perfilados no pátio do 4º BIS, por ocasião das comemorações do aniversário de 65 anos do batalhão, na noite desta quinta-feira, 16. Foto: Neto Lucena/Secom

Seguindo o protocolo de segurança, por causa da pandemia de Covid-19, toda a solenidade durou 40 minutos. Participaram também da cerimônia autoridades oficiais das demais forças militares, representantes do Poder Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público do Estado do Acre.

Veja mais fotos

Continue lendo

ACRE

MPF quer que INSS seja condenado a cuidar de galpão abandonado em Brasiléia

Publicado

em

Por

O Ministério Público Federal (MPF) no Acre ajuizou uma ação civil pública visando obrigar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a manter limpo um galpão localizado em Brasiléia, a 230km de Rio Branco, que atualmente está abandonado, tomado por mato e animais peçonhentos, além de ser alvo de pessoas que praticam atividades ilegais como invasão de bem público e disparo de arma de fogo.

O caso foi encaminhado ao MPF pela Promotoria de Justiça de Brasiléia, após denúncia de vizinhos do local de que toda a área que circunda o referido galpão está infestada pelo matagal, devido à falta de intervenção. Por isso, revela-se como celeiro de animais peçonhentos e venenosos (cobras, lacraias, tarântulas, escorpiões e ratos). Além de expor a integridade física e a vida dos moradores da vizinhança, constitui-se em alvo de depredação.

A pedido do MPF, a vigilância sanitária local vistoriou o imóvel e constatou o descumprimento das normas de manutenção e conservação de bens públicos por parte da autarquia, sendo isto mais um fundamento para que o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias tenha enviado recomendação ao INSS e à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A recomendação era para que removessem o lixo e detritos no entorno e no interior do galpão, bem como mantivessem o prédio devidamente fechado e demarcassem a área em que está situado o imóvel, além de realizar serviço de limpeza e roça de forma periódica no local, enquanto o imóvel estiver desocupado e não houver a transferência para a SPU, dentre outras determinações.

Diante da inércia dos órgãos públicos e do verdadeiro jogo de empurra-empurra entre INSS e SPU para a solução do caso, restou ao MPF ajuizar o caso em face do INSS, atual detentor do patrimônio.

O pedido da ação é para que, no prazo de 30 dias, o INSS remova o lixo e os detritos (acúmulo de telhas, tijolos, sobras de construções, excesso de plantas) no entorno e no interior do galpão, mantenha o prédio devidamente fechado, demarque a área em que está situado o imóvel e realize mensalmente serviço de limpeza e roça no local, enquanto o imóvel estiver desocupado e não houver a transferência para a SPU.

O processo tramita na com o número com o número 1007195-40.2021.4.01.3000 para na 3ª Vara Federal Cível e Criminal da JF, e a inicial da ação pode ser conferida clicando aqui.

Continue lendo

ACRE

Governo entrega títulos de regularização fundiária em Senador Guiomard

Publicado

em

Por

Agência AC

Promovendo dignidade e garantindo mais direitos para a comunidade de Senador Guiomard, o governo do Estado por meio de Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou nesta quinta-feira, 16, a entrega de 39 títulos definitivos para os moradores dos bairros, Naire Leite I e Vila Nova Aldeia.

A regularização fundiária irá permitir que essas famílias possam ser incluídas em programas de acesso a créditos para melhoramento de moradias, assim como aos serviços realizado pela prefeitura. A entrega ocorreu na Escola Orlando Viana, Bairro: Naire Leite I. Os processos de viabilização das entregas dos títulos custaram 74 mil reais em recursos.

Representando o governardor Gladson Cameli, esteve presente durante a cerimônia o secretário da Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene, que enfatizou o compromisso do governo em promover melhorias para toda a população acreana.

“O atual governo, desde que assumiu essa gestão teve uma preocupação com todos os municípios em regularizar esses espaços territoriais que hoje estão registrados em cartório, sendo este todo um trabalho técnico feito pelo Iteracre. E o trabalho de gestão governamental tem buscado cada vez mais valorizar as comunidades, não somente com ações dessa pasta, mas em todas as áreas, para garantir mais benefícios para a população do Estado do Acre”, pontuou Alysson Bestene.

Regularização fundiária irá permitir que essas famílias possam ser incluídas em programas de acesso a créditos para melhoramento de moradias Foto: Jean Lopes

O presidente do Iteracre, Alírio Neto, disse que os títulos já foram entregues com registro em cartório. “Isso significa que as pessoas não terão mais gastos com matrícula. Com o título em mão, o morador já pode ir a um banco fazer um financiamento ou empréstimo para construir sua casa ou empreendimento”, conta o presidente.

O presidente do Iteracre garantiu que serão realizadas mais entregas em todo o estado e somente na capital Rio Branco serão 2 mil títulos de regularização entregues até o fim do ano Foto: Jean Lopes

“Inclusive terá mais entregas no município e no interior do Acre, sendo que a meta é entregar dois mil títulos somente na capital Rio Branco até o final do ano”, acrescenta o titular do Iteracre.

A moradora Nacinelia Magalhães relatou estar muito feliz com o recebimento do título definitivo Foto: Jean Lopes

Nacinelia Magalhães, 46 anos, é moradora na localidade há 41 anos e faz o seu relato: “Fiz a compra da casa somente com o comprovante de compra e venda sem título da propriedade e é uma alegria imensa agora finalmente ter esse documento de posse definitiva”, explanou a moradora.

Com a entrega, além dos benefícios que os moradores poderão ter acesso, a Prefeitura de Senador Guiomard vai poder trabalhar melhor na parte de infraestrutura dos bairros, segundo a prefeita Rosana Gomes.

Durante a cerimonia a prefeita agradeceu o apoio do governo e das bancadas federais e estaduais que tem garantindo benefícios para o município Foto: Jean Lopes

Estiveram presentes no evento os deputados estaduais André Santos e José Bestene, o deputado Federal, Alan Rick, representantes da Senadora Mailza Gomes e do Senador Márcio Bittar, assim como o diretor presidente do Instituto Socioeducativo, Mário César Freitas, e o secretário da Secretaria de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict), Anderson Abreu e o vice-prefeito de Senador Guiomard, José Martins.


Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia