Connect with us

SAÚDE

Vida saudável é foco de projeto voltado a servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre

Publicado

em

Agência AC

O sol ainda nem se apresentou ao serviço diário quando Camila Rocha se arruma para cuidar da saúde e praticar atividade física. É no cantar do galo e quando muitos ainda estão dormindo que o grupo de servidores do qual ela faz parte se reúne para fazer corrida de rua.

É que Camila participa do Endorfinasp, um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC). O objetivo é proporcionar bem-estar e saúde por meio da prática de atividade física.

Camila Rocha diz se sentir mais motivada para trabalhar após a corrida matinal. Foto: Arquivo Pessoal

“No início foi bem difícil. Confesso que essa ideia de ter que acordar 5h da manhã e já estar correndo é um pouco complicada, pois a cama nos chama. Mas, ao passar dos dias, conforme você vai treinando, vai vendo que isso é a melhor coisa que se pode fazer. Levantar, vencer o sono, vencer o cansaço e praticar a atividade física. Para mim isso é essencial e eu não vivo mais sem”, relata Camila.

Corrida de rua é uma das atividades desenvolvidas em prol da saúde dos servidores penitenciários. Foto: Arquivo Pessoal

Psicóloga e coordenadora do Nasp, Adriana Maia explica que a corrida de rua faz parte dos projetos voltados aos servidores do Iapen e visa contribuir com a melhoria da saúde física do servidor penitenciário. “Entendemos que o indivíduo não é dividido, ele é um ser integral onde mente e corpo fazem parte de um mesmo sistema, portanto precisamos estar atentos à saúde física e mental”, afirma.

Servidores do Iapen acordam cedo para praticar a atividade física. Foto: Elenilson Oliveira

O projeto se desenvolve em dois espaços diferentes de Rio Branco, sempre às 5h. Na praça do Tropical às segundas, quartas e sextas-feiras, e no Lago do Amor às terças, quintas e sábados.

Sobre a endorfina

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro, na glândula hipófise. Ela tem potente ação analgésica e, ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. A liberação dessa substância acontece durante e depois de uma atividade física.

Sob a orientação do policial penal e profissional de educação física Mailson Leal, cada servidor ao seu próprio ritmo corre, confraterniza-se com os demais e produz endorfina, o hormônio do bem-estar.

“Esse projeto colabora com a saúde e a qualidade de vida do servidor penitenciário que exerce uma das atividades mais estressantes do mundo. A corrida de rua vem em uma crescente no Brasil inteiro e nós conseguimos aliar esse crescimento com o projeto para que o servidor tenha uma opção de prática dentro da instituição para melhorar os níveis de estresse”, explica o profissional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Fundhacre entrega novas cadeiras para o setor de nefrologia neste domingo

Publicado

em

Por

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou na manhã deste domingo, 16, no setor de Nefrologia da unidade hospitalar a troca das cadeiras para o serviço de hemodiálise.

“Isso vai trazer um conforto maior para os pacientes que fazem hemodiálise, hoje serão 37 cadeiras para os pacientes e novas poltronas para os servidores que ficam observando os pacientes, o objetivo maior é melhorar o conforto de todos”, destaca a chefe da Nefrologia Lorena Seguel.

Toda a organização contou com o apoio da equipe da Fundhacre, que não mediram esforços para deixar tudo preparado para os pacientes, a ação também contou com a entrega de novos cobertores.

“Agradecemos a todos os colaboradores por esse importante momento que impacta na vida dos pacientes e dos trabalhadores, a equipe técnica de assistência da Nefrologia é uma equipe qualificada. Esse é um trabalho de várias mãos, é o governo do Estado do Acre, agindo em favor dos pacientes e trabalhadores, agradecemos a equipe Sesacre, Fundhacre e do governador Gladson Cameli”, afirma o presidente da Fundhacre João Paulo Silva.

Continue lendo

SAÚDE

Servidores de férias da prefeitura de Rio Branco são convocados para lutar contra a Covid-19 e Influenza

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece à população que, preocupada com o aumento de casos de Covid-19 e Síndrome Gripal, decidiu convocar todos os servidores da Saúde que estão de férias ou outra licença, a não ser os que estejam doentes ou de licença maternidade.

Tal decisão se dá por causa da necessidade de cuidar de vidas. A grande procura pelas Unidades Básicas de Saúde por parte da população com sintomas dessas duas doenças, nos deixa com um sentimento de guerra em defesa de nosso povo e, para isso, precisamos do maior número de soldados possíveis.

Para esta convocação estamos amparados pela lei 1.794/09 que dispõe sobre o estatuto do servidor público e o princípio da Autotutela administrativa, onde a gestão pode rever seus próprios atos. Por isso, achamos por bem, devido ao aumento brusco dos casos confirmados de doenças infecciosas virais, convocar nosso pessoal apto a agir nessas situações.

Por fim, enfatizamos que toda a atuação pública municipal quando em ocasiões excepcionais, busca sempre a manutenção da saúde pública, o bem-estar comum e o prevalecimento da dignidade da pessoa humana em prol da consciencialização de que nosso maior interesse é o de salvar vidas.

Sheila Andrade Vieira
Secretária Municipal de Saúde

Continue lendo

SAÚDE

Com explosão dos números de Covid-19, INTO inicia esse sábado com grande fluxo de pacientes

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga \ Foto: Wanglézio Braga.

Com a explosão dos números de Covid-19 no Acre, o principal hospital de campanha do estado iniciou esse sábado (15) recebendo grande quantidade de pessoas para consultas e para realizar exames.

Por volta das 7 horas da manhã, mais de 50 pessoas aguardavam por atendimento. Às 8h30, esse número praticamente dobrou.

Com fluxo grande, a demora é inevitável. “Estou aqui desde às 6 horas e só passei pela triagem. Estão demorando muito em chamar para consulta e também para fazer o exame. Acredito que deveriam reforçar o efetivo de atendentes, médicos, para cuidar do pessoal que busca o INTO. Se tá aumentando o número de casos, deveriam pensar em aumentar o número de profissionais”, reclamou Maria Helena Souza.

De acordo com uma das atendentes da unidade, por conta da grande procura por exames e consultas médicas e a diminuição do efetivo de servidores, o atendimento pode demorar mais do que o normal. Por isso, os profissionais do INTO pedem a colaboração da população e também paciência.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia