Connect with us

CULTURA

Xapuriense que nasceu na zona rural é um dos candidatos a imortal da Academia Acreana de Letras

Publicado

em

A Academia Acreana de Letras realiza no próximo dia 30 de junho, no Museu do Tribunal de Justiça, centro de Rio Branco, a eleição por meio da qual serão escolhidos dez novos imortais. São 15 celebridades das letras na disputa, entre as quais um sujeito que nasceu e cresceu na roça, nos arredores de Xapuri, com algumas obras conhecidas do público, Milton Menezes Júnior.

QUEM É

Milton Junior nasceu e residiu até os dezesseis anos de idade na zona rural do município de Xapuri-AC, concluiu o primeiro grau no Ginásio Anthero Soares Bezerra, iniciou o ensino médio no Colégio Divina Providencia, onde em 1987 ainda adolescente incentivado pela professora Euri Figueiredo, publicou seu primeiro livro de poesias intitulado Definições, livro este que foi impresso em um velho mimeografo emprestado pela escola que o autor estudava.

O décimo primeiro filho de Milton Menezes e Maria Pinheiro Menezes (Maria França) chegou em Rio Branco aos 17 nos de idade. Em 1992, com a ajuda do então prefeito Jorge Kalume, publicou seu segundo livro de poesias intitulado Pranto Real. Lançamento realizado no restaurante Kaxinawá.

No dia 6 de agosto de 2021 o autor publicou na cidade de Xapuri – AC a sua terceira obra, intitulada DUAS FAMILIAS E A REVOLUÇÃO ACREANA. Obra essa que relata com detalhes e em um estilo épico, a história do Estado do Acre.

Milton Junior é formado em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas no IESACRE, fez especialização em Web Marketing na UNINORTE.

Trabalhou como professor de cursos técnicos na área de gestão do Instituto Federal do Acre (IFAC) e do Instituto Dom Moacyr.

Atualmente o autor tem publicado diariamente poemas que resgatam o patrimônio histórico e cultural do Estado do Acre, em suas redes sociais.

Milton Junior é um poeta nato que com o passar dos anos aprendeu a escrever poemas e poesias com a leveza do dom que Deus lhe deu.

CULTURA

V Mostra Sesc de Cinema anuncia os vencedores com filme acreano “Correria” selecionado

Publicado

em

Por

Confirmando a sua posição como uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema – MSDC recebeu, em sua quinta edição, mais de 1.600 inscrições. A divulgação dos filmes selecionados dentre eles o acreano “Correria” ocorreu na sexta-feira, 12 de agosto, e 33 produções, sendo quatro longas, três médias e 26 curtas, que serão exibidos na mostra nacional on-line, a ser realizada em outubro.

Dos filmes selecionados, 20 foram realizados por homens e 13 por mulheres, o que demonstra a consolidação do equilíbrio entre os gêneros, uma forte tendência observada desde a primeira edição.

Filme Acreano “Correria”

O Cinema acreano teve seu representante selecionado pela curadoria do Sesc “Correria”, curta-metragem do cineasta acreano Silvio Margarido, lançado no dia 30 de junho, tem em seu elenco, entre outros, a jovem estudante Eriya Luiza Yawanawa.

Silvio Francisco Lima Margarido é produtor, diretor, roteirista e editor audiovisual formado em cinema e Mídias Digitais pelo IESB em 2014 e com diversos cursos na área do audiovisual e Marketing Digital. Pós-graduação em linguagem audiovisual na Universidade Candido Mendes.

No total, 305 filmes, sendo 189 de realizadores e 130 de realizadoras de todas as regiões do Brasil, foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso o distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da mostra nacional, o que chancela o compromisso da instituição com a cena audiovisual brasileira.

A exibição vai trazer uma produção de cada um dos 22 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A edição nacional foi estruturada para ocorrer em ambiente virtual – da seleção à exibição.

Já as Mostras Estaduais retomarão as exibições presenciais, proporcionando o encontro com os realizadores, o que é um destaque positivo e necessário desta edição. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.

Continue lendo

CULTURA

Secretaria de Empreendedorismo e Turismo torna público edital para participação da Feira Nacional de Artesanato e Cultura

Publicado

em

Por

A Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet), por meio da Coordenação Estadual de Artesanato, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), torna público o processo de seleção de interessados em participar da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenace).

A feira será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), no período de 16 a 25 de setembro de 2022. Para participar da mostra nacional, o artesão acreano deve se inscrever para concorrer a uma das doze vagas disponibilizadas, sendo oito vagas para artesãos individuais, uma para artesão indígena e três vagas para os artesãos que não tenham participado da última feira ou novos artesãos apoiados pelo PAB.

“Essa é uma oportunidade que temos em mostrar um pouco do nosso produto acreano e a cultura, podendo realizar essa troca de informações e contatos com outros estados e até países, pois as peças produzidas no Acre são muito atrativas”, disse a coordenadora estadual do Acre, Suelany Paiva.

Os artesãos interessados em concorrer às vagas poderão se inscrever no período de 12 a 19 de agosto, no formato presencial, das 8h às 12h, na sede da secretaria (antigo Hotel Pinheiro) ou pelo email suaelanypaiva@gmail.com.

Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados podem ligar para (68) 9976-7971.

Continue lendo

CULTURA

Curso de fotografia que será ministrado pelo jornalista Marcos Vicentti está com as últimas vagas disponíveis

Publicado

em

Por

O fotojornalista Marcos Vicentti está oferecendo um curso de fotografia em Rio Branco, a modalidade híbrida, entre os dias 06 e 07 de agosto. Os pré-requisitos são: ser maior de 14 anos e possuir uma câmera digital amadora ou profissional ou um celular.

O curso tem carga horária de 20horas: 8 EAD, 8 de aulas práticas e 4 de monitoria. O investimento será de R$ 250,00.

As últimas vagas estão disponíveis e para aqueles que se interessarem pelo curso podem entrar em contato através do número: 68 99221 4836 ou do LINK.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas