GERAL
FADE, CBDE e Governo do Acre alinham parcerias para o ano de 2024: “respeito”
Os representantes da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, o vice-presidente e Diretor Executivo da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar, e o secretário de Esporte e Juventude do Acre, Ney Amorim, se reuniram nesta terça-feira, dia 30, em reunião por videoconferência, para estreitar laços e reforçar o interesse mútuo de parcerias.
O encontro, que ocorreu de forma remota, estava programado desde a semana passada, quando João Renato e Ney Amorim se reuniram na sede da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude, no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, não participou do encontro por estar em agenda fora do país, onde representa a CBDE.
Durante a reunião, o vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar, que coordena todas as atividades internas da instituição, agradeceu a sensibilidade que Ney Amorim teve com o sistema do desporto escolar, e colocou mais uma vez a CBDE à disposição do Governo do Acre. “Fortalecer o esporte escolar passa, diretamente, pelo fortalecimento das federações, e isso muito nos agrada”, avaliou.
“Temos um carinho grande pelo Acre, e inclusive recebemos a visita do governador, a convite da FADE, durante a edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros, aqui em Brasília. O governador, sempre muito simpático, pediu um evento do Sub-18 para o Acre. Chamar a federação para perto e reforçar as parcerias, é extremamente importante”, reforçou Aguiar, sobre a postura de Ney Amorim.
O secretário adjunto Ney Amorim destacou, durante o encontro, que o Governo do Acre está empenhado em auxiliar as políticas esportivas, e pontuou que o governador Gladson Cameli o pediu que fizesse isso, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. “Temos um planejamento para já a partir de seis meses, mostrar alguns resultados possíveis para o nosso governador, e o desporto escolar está incluído nesse pacote”, destacou.
“O governador nos deu uma missão, estamos ouvindo a todos, para sabermos os caminhos por onde temos que seguir. O João Renato é um amigo, um parceiro, e estamos juntos para ajudar o desporto escolar, o sistema CBDE. É uma honra estar perto de instituições como a FADE e a CBDE, que fazem atividades que atinge além dos atletas, mas também as famílias do nosso Acre, a nossa sociedade”, frisou.
Na análise do presidente da FADE, João Renato Jácome, somente com o diálogo é possível construir pontes. “Foi justamente por isso que chamamos a reunião, para aproximar um pouco mais as instituições: Estado, CBDE e FADE. É importante a gente conversar, ouvir e ser ouvido, e o secretário Ney tem feito isso. Com respeito, determinação e vontade de fazer, unindo força, vamos conseguir conquistar ainda mais pódios no esporte escolar”, disse o presidente durante a reunião.
Reunião entre Governo, FADE e CBDE ocorreu por videoconferência | Foto: Shalyson Gurgel/FADE
SEMINÁRIO EM BRASÍLIA – João Renato Jácome e Robson Aguiar convidaram o secretário adjunto de Esporte e Juventude do Acre, Ney Amorim, para participar do Seminário Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerá em março, para avaliar e propor avanços possíveis à edição nacional da competição, que é considerada a maior do país.
O encontro, cuja programação será divulgada nos próximos dias, deve contar com a presença de todos os presidentes de Federações Estaduais do Desporto Escolar, e parceiros que auxiliam no desenvolvimento do projeto JEBs. O evento nacional na categoria Sub-14, que ocorreu entre outubro e novembro de 2023, por exemplo, reuniu mais de 5 mil pessoas em 14 dias de competição na cidade de Brasília (DF). Foi a maior edição de todos os tempos, com 18 modalidades realizadas, e participação dos 26 Estados, mais o Distrito Federal.