ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Isnard Leite era um dos últimos filhos vivos de soldados da Revolução Acreana
Jorge Natal, especial para o Acrenews
A morte do ex-prefeito de Rio Branco, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Acre, Isnard Bastos Barbosa Leite, nesta quarta-feira (13), aos 80 anos, encerra o ciclo de um dos últimos filhos de soldados do regimento do coronel José Plácido de Castro, que enfrentou a Bolívia para tomar, para o Brasil, a terra onde hoje é o Acre. Riobranquense do Segundo Distrito, ele era filho de Adolfo Barbosa Leite.
Isnard Leite foi deputado estadual por dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991). Formado em Economia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), foi eleito deputado estadual pelo então PDS (1986) e fez parte da Assembléia Estadual Constituinte, que elaborou a nova Constituição do Estado
Por causa do perfil técnico e da vontade política de seus pares, foi indicado na primeira composição do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Após se aposentar, do qual foi presidente no biênio de 1993 a 1995, voltou às atividades políticas e partidárias, sempre pela mesmo sigla. Neste período, também exerceu atividades empresariais.
MDA
Em 2000, com a formação de uma organização chamada Movimento Democrático do Acre (MDA), que reunia partidos de Direita, enfrentou a recém-criada Frente Popular do Acre (FPA), cujo líder era o petista Jorge Viana, que exercia o primeiro mandato de governador do Acre.
Isnard se elegeu vice-prefeito de Flaviano Melo na disputa das eleições municipais daquele ano. Nas eleições subsequentes, o então prefeito de Rio Branco, Flaviano Melo, renunciou ao cargo para disputar o governo e o deixou na titularidade do cargo pelos dois anos seguintes.