GERAL
Friale alerta para a saúde humana devido a umidade baixa e fala em nova friagem no Acre
Da redação do AcreNews
De acordo com o pesquisador Davi Friale, editor-chefe do portal meteorológico O Tempo Aqui, os dias até o próximo domingo, 28, serão marcados pelo tempo firme, quente, seco e ensolarado, com noites estreladas e amenas no Acre. Há uma baixíssima probabilidade de chuvas rápidas e pontuais, em qualquer município, principalmente no vale do Juruá.
O que chama atenção na previsão é o ar seco que paira sobre o estado é consequência da incursão de uma intensa massa de ar frio, de origem polar, que começou a penetrar no último dia 12 de julho.
“Assim, voltamos a alertar para a extrema baixa umidade relativa do ar, que vai predominar esta semana na maior parte do Acre, principalmente no leste e no sul do estado, onde estão, entre outros, os municípios de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira. Nossas estimativas são de que, na parte da tarde, a partir de quarta-feira, os percentuais mínimos fiquem situados entre 20 e 30%, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. Mesmo durante o fim da noite, que é o momento do dia mais úmido, os percentuais mínimos poderão ficar abaixo de 45%”, comentou.
Friale acrescenta ainda que “em alguns dias, principalmente no próximo fim de semana, os percentuais de umidade poderão ficar abaixo de 20%, caracterizando o estado de alerta para a saúde, o que implica em cuidados especiais, como ingerir muito líquido, evitar ficar exposto ao sol e fazer exercícios físicos forçados. Nestes próximos dias é bom que os ambientes sejam umidificador, colocando o máximo de água exposta em toalhas, pisos e vasilhames, principalmente nos quartos de dormir”.
As temperaturas máximas, nestes dias, no início da tarde, estarão oscilando entre 33 e 36ºC, podendo atingir 37ºC, em alguns municípios. Já as mínimas, no início do dia, deverão ficar, em geral, abaixo de 20ºC, no leste e no sul do Acre, e entre 20 e 23ºC, no centro e no oeste do estado.
FRIAGEM
Uma nova alta pressão atmosférica significativa na região mais ao sul da América está prestes a se formar. Caso se concretize, o que é bastante provável, uma nova onda de frio polar deverá atingir o Acre e áreas vizinhas na próxima semana. “Estamos monitorando a formação de mais essa onda polar e informaremos assim que confirmarmos seu deslocamento na direção da Amazônia Ocidental”, avisou.