GERAL
Afya conquista Selo Ouro por transparência em emissões de carbono e avança na geração de energia solar
A Afya foi reconhecida com o Selo Ouro, a mais alta certificação de transparência na publicação de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), concedido às companhias que atendem rigorosamente aos critérios de medição e publicação de suas emissões. A ITPAC Cruzeiro do Sul/Afya é um exemplo prático do esforço da instituição de ensino em adotar soluções sustentáveis.
Desde 2021, a Afya realiza o levantamento de suas emissões de GEE, mas foi em 2023 que a empresa publicou pela primeira vez seus dados no Registro Público de Emissões, maior plataforma de relato corporativo de emissões da América Latina. No último ano, a Afya emitiu 10.584 toneladas de CO2, número equivalente a 56.903 viagens aéreas de quatro horas em classe econômica. No entanto, um dos destaques foi a eliminação das emissões de escopo 2, relacionadas ao consumo de eletricidade, graças ao avanço das usinas fotovoltaicas instaladas nas suas unidades.
Energia renovável em Cruzeiro do Sul
Desde 2023, a instituição de ensino expandiu o número de unidades com usinas fotovoltaicas instaladas, passando de 9 para 16. Atualmente, há 17 unidades de ensino, incluindo a ITPAC Cruzeiro do Sul/Afya, que são abastecidas por energia solar.
“Desde a instalação de placas solares, a unidade de Cruzeiro do Sul passou a gerar parte da energia que consome. A diferença necessária para o pleno abastecimento é compensada pela compra de energia limpa, por meio do certificado International REC Standard (I-REC), que rastreia o consumo em MWh e garante que a energia utilizada seja proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica. Essa iniciativa contribui para a redução de custos operacionais, e alinha a instituição aos compromissos globais da empresa com o ODS 7, que visa garantir o acesso à energia limpa e acessível”, afirma a diretora da ITPAC Cruzeiro do Sul/Afya, Simone Rigo.
Desafios e metas futuras
As emissões de escopo 1, que incluem fontes controladas pela empresa, como a combustão de veículos e o uso de gases refrigerantes, ainda representam um desafio, correspondendo a cerca de 30% do total emitido pela Afya em 2023. No entanto, a empresa tem como meta reduzir em 30% a intensidade dessas emissões até 2035, contribuindo diretamente para o ODS 13, relacionado ao combate às mudanças climáticas.
A Afya também tem avançado no monitoramento das emissões de escopo 3, que incluem categorias como bens e serviços adquiridos, resíduos sólidos e deslocamentos, representando 70% das emissões totais da companhia. “Esse monitoramento nos ajuda a criar planos de ação mais eficazes e integrados em toda a nossa cadeia de valor”, explica Simone.
Além das iniciativas internas, a empresa compensa parte do que consome de energia não renovável com a compra de certificados I-REC, o que garante a origem limpa de 100% da energia elétrica utilizada nas suas unidades.
A conquista do Selo Ouro e os esforços contínuos da Afya em reduzir suas emissões são acompanhados de auditorias independentes, o que confere maior transparência e credibilidade aos seus processos.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.583 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Contato para a imprensa ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul:
(92) 99901-4563 – Camilo Estevam
(92) 98113-9219 – Izenilda Farias