Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Junho traz início de nova estação climática e possibilidade de friagem no Acre no fim do mês

Publicado

em

O mês de junho marca a transição definitiva para o inverno no Hemisfério Sul, estação que começa oficialmente no dia 21, às 5h24 (horário de Brasília), com o solstício de inverno. Segundo previsão divulgada pela Climatempo, o Acre está entre os estados que podem registrar episódios de friagem no fim do mês, provocados pela chegada de uma massa de ar polar continental que deve avançar sobre parte da Região Norte.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, junho de 2026 deverá ser menos frio que maio na maior parte do país. A expectativa é de que a maioria das frentes frias atue mais próxima do oceano, limitando o avanço do ar polar para o interior do Brasil. Ainda assim, duas ondas de frio merecem atenção: uma entre a primeira e a segunda quinzena do mês e outra, mais intensa, na última semana de junho, coincidindo com a chegada oficial do inverno.
No Acre, o principal destaque climático será justamente a possibilidade de friagem, fenômeno caracterizado pela queda acentuada das temperaturas em razão da incursão de massas de ar frio vindas do sul do continente. O mesmo cenário também deve atingir Rondônia e o sul do Amazonas.
A Climatempo ressalta ainda que o fenômeno El Niño 2026 está em fase inicial de desenvolvimento no Oceano Pacífico Equatorial, mas ainda sem influência significativa sobre as condições climáticas do Brasil neste momento.
Em relação às chuvas, o Acre deverá seguir o padrão típico da estação seca amazônica, com redução gradual dos volumes pluviométricos ao longo do mês. O comportamento acompanha a tendência observada em grande parte do interior do país, onde junho costuma ser marcado por períodos mais longos de estiagem e baixa umidade do ar.
Enquanto isso, as maiores concentrações de chuva devem ocorrer em áreas do Norte e Nordeste do país, especialmente no Amapá, Pará e oeste do Maranhão, impulsionadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já no Centro-Sul, sistemas de baixa pressão e frentes frias devem favorecer precipitações acima da média em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo a Climatempo, o inverno brasileiro será caracterizado por fortes contrastes climáticos. Enquanto o interior do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste enfrentará tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar, regiões do litoral nordestino, do extremo Norte e da Região Sul continuarão registrando chuvas frequentes ao longo do mês.
Para os acreanos, a principal mudança esperada é a chegada das friagens no fim de junho, fenômeno tradicional desta época do ano e que costuma provocar quedas expressivas de temperatura em diversas cidades do estado.

Fonte: Climatempo.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas