Connect with us

GERAL

Acreano que virou piloto de boeings pelo mundo, manda carta à família de um amigo dele de infância que morreu em Xapuri

Publicado

em

À família do nosso querido Tito Mendes,

Escrevo estas palavras com o coração apertado, ainda tentando aceitar a partida do nosso eterno amigo Tito. Há pessoas que passam pela vida deixando lembranças… e há aquelas que se tornam parte da nossa própria história. Tito foi assim para mim. Não foi apenas um amigo de infância; foi um pedaço vivo das minhas origens, da minha caminhada e daquilo que existe de mais verdadeiro dentro de mim.

Nossa infância no seringal Santa Fé e no seringal Cachoeira permanece guardada como um tesouro que o tempo jamais apagará. Crescemos entre as “estradas de seringueiras e varações”, o cheiro da mata molhada, as conversas simples, as brincadeiras inocentes e a dureza da vida de seringueiros mirins, que ao mesmo tempo nos ensinava força, amizade, resiliência e lealdade. Éramos meninos sonhando sem imaginar o tamanho do mundo.

A vida me levou para longe muito cedo. Aos 19 anos, tornei-me sargento do Exército, e depois a aviação me abriu os céus do mundo. Voei por muitos países, conheci lugares que aquele menino do seringal jamais imaginaria conhecer. Cruzei oceanos, aeroportos, cidades e continentes. Mas existe uma verdade que carrego comigo: por mais distante que eu estivesse, nunca deixei minhas raízes para trás. E nessas raízes estava sempre o Tito.

Sempre que eu voltava, era como se o tempo respeitosamente diminuísse o passo. Ao reencontrar meu amigo, eu reencontrava também o menino que fui. Tito representava o elo com aquilo que o mundo moderno nunca conseguiu apagar dentro de mim: a simplicidade, a amizade sincera e o valor de quem esteve ao nosso lado quando nada tínhamos além da esperança e da coragem.

Jamais esquecerei minhas voltas à agora Reserva Extrativista Cachoeira, lugar sagrado para nossa memória. E Deus permitiu que eu estivesse lá mais uma vez, no dia 11 de abril de 2026, comemorando os 70 anos do meu querido amigo Tito. Hoje percebo como aquele encontro foi um presente da vida. Talvez Deus já estivesse preparando aquela despedida silenciosa, cercada de carinho, lembranças e gratidão.

Também jamais esquecerei as palavras do meu irmão, Ozias, que disse algo que traduz exatamente o sentimento da nossa família: “o Tito era um dos nossos irmãos.” E era mesmo. Porque existem amizades que ultrapassam o sangue e se transformam em família escolhida pelo coração e construída pela vida.

Que Deus conforte cada um de vocês neste momento tão difícil. E que encontrem paz ao saber que Tito deixou algo muito raro neste mundo: deixou amor verdadeiro nas pessoas que tiveram o privilégio de caminhar ao lado dele.

Meu querido Tito…
os céus que pilotei eram enormes, mas nenhuma distância foi capaz de me afastar da amizade que nasceu lá atrás, entre os seringais, na pureza da nossa infância.

Descanse em paz, meu irmão de vida e de alma

Do seu eterno *irmao*: José Baptista

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas