Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Cacau nativo do Acre conquista reconhecimento internacional e impulsiona economia regional

Publicado

em

O cacau nativo produzido na região do Juruá colocou o Acre no mapa global do chocolate de excelência. A comunidade Juruá-Novo Horizonte foi oficialmente incluída pelo Heirloom Cacao Preservation Fund (HCP) na prestigiada lista de produtores de “Cacau de Herança”, iniciativa internacional que identifica variedades de sabor especial e valoriza a herança cultural da produção.

A premiação, avaliada por um júri composto por nove especialistas de países como Estados Unidos, França, Inglaterra e Suíça, foi anunciada durante o Northwest Chocolate Festival, nos Estados Unidos. A conquista entrou para a história por dois motivos inéditos: é a primeira vez que uma indústria brasileira é selecionada e, em vez de premiar apenas uma propriedade rural, o reconhecimento estende-se a toda uma comunidade produtora.

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Luís Tchê celebrou a honraria e destacou o potencial ainda pouco explorado da cadeia produtiva no estado.

“O Acre é uma das 10 referências no mundo do cacau. Nós temos um diamante, temos um ouro na nossa floresta que não está sendo aproveitado, mas já estamos mudando essa realidade,” declarou o parlamentar da tribuna.

O manejo sustentável do cacau nativo no Juruá é conduzido pela família Andriola, sob a liderança dos irmãos Osmir e Aires. A colheita abastece a Luisa Abram Chocolates, marca de São Paulo especializada em cacau de origem. Com o quilo do produto comercializado a R$ 75, a atividade mostra força econômica: para Luís Tchê, a expansão do setor trará impactos diretos na geração de emprego, renda e transformação econômica regional em curto prazo.

Novos passos e investimentos em tecnologia

Para consolidar o avanço da cacauicultura acreana, o parlamentar defendeu o fortalecimento de iniciativas como a Rota do Cacau e anunciou planos para a criação de uma vitrine tecnológica em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). O objetivo é aproximar os produtores locais de novas técnicas de cultivo, facilitando o acesso à capacitação e estimulando o desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: oriobranco

Continue lendo