ARTIGO
O caminho para fortalecer a família: venha fazer parte dessa grande família de Deus
Sou família
A chave para fortalecermos nossa família é termos o Espírito de Deus presente em nosso lar. Nossa meta em família deve ser a de estarmos no caminho estreito e apertado.
Há infinitas coisas que podem ser feitas entre as paredes de nosso lar para fortalecer a família. Quero mencionar algumas idéias que poderão ajudá-los a identificar os pontos que precisam ser fortalecidos em nossa própria família. Falarei deles a título de incentivo sabendo que não há duas famílias iguais e que cada pessoa da família é única.
Façamos de nosso lar um lugar seguro onde cada um dos membros da família sinta-se amado e aceito. É preciso considerar que cada filho tem dons e habilidades diferentes; cada um deles exige amor e carinho especial.
“Se você alterar a voz com ira, o Espírito deixará seu lar”. Nós não devemos nunca, com raiva, trancar a porta da casa ou do coração para nossos filhos. Assim como o filho pródigo, nossos filhos precisam saber que quando caírem em si, poderão vir a nós em busca de amor e conselho.
Dediquemos tempo a nossos filhos e deixemos que eles escolham as atividades e assuntos sobre os quais queiram falar. Devemos evitar interrupções.
Estimulemos nossos filhos a terem um comportamento religioso: fazer oração pessoal, estudar as escrituras e jejuar por necessidades específicas. Meça o crescimento espiritual deles observando seu comportamento, linguajar e atitudes em relação aos outros.
Oremos com nossos filhos diariamente.
Leiamos as escrituras juntos. Lembro-me de minha mãe e meu pai lendo as escrituras em quando nós, os filhos, sentávamo-nos no chão e ouvíamos. Às vezes, eles perguntavam: “O que essa escritura significa para vocês?” ou “o que sentem a respeito?” Então, eles ouviam as respostas que formulávamos com nossas próprias palavras.
Leiamos, nas revistas da Igreja, as palavras dos profetas vivos e outros artigos inspiradores dedicados às crianças, jovens e adultos.
Podemos encher nossa casa com o som de boa música cantando juntos um hino do hinário ou de Músicas para Crianças.
Façamos noites familiares todas as semanas. Como pais, às vezes, sentimo-nos inibidos de ensinar e testificar aos nossos próprios filhos. Isso já aconteceu comigo. Nossos filhos precisam que lhes falemos de nossos sentimentos espirituais, que os ensinemos e lhes prestemos testemunho.
Reunamos a família em conselho para discutirmos nossos planos e preocupações. Alguns dos conselhos de família mais eficazes são realizados individualmente com cada familiar. Ajudemos os filhos a perceber que suas opiniões são importantes.
Demonstremos nosso apoio aos líderes da Igreja Para faze parti do ministério sou Família
Façamos refeições juntos sempre que possível e aproveitemos a ocasião para termos conversas proveitosas.
Procuremos realizar tarefas em conjunto com a família, mesmo que seja mais rápido e mais fácil fazê-las sozinhos. Conversemos com nossos filhos à medida que trabalhamos juntos. Todo sábado, eu tinha a oportunidade de fazer isso com meu pai.
Ajudemos nossos filhos a aprender como desenvolver boas amizades e façamos com que seus amigos se sintam à vontade em nossa casa. Procuremos conhecer os pais deles.
Ensinemos nossos filhos pelo exemplo a administrar bem o tempo e os recursos. Ajudemo-los a aprender a autossuficiência e a ver a importância da preparação para o futuro.
Ensinemos aos filhos a história de nossos antepassados e de nossa família.
Escute a história da sua família porque sua essência tem tudo a ver com sua família.
Pr.ALEX CARVALHO
You must be logged in to post a comment Login