ELEIÇÕES
Com maior patrimônio entre os candidatos a governador no Norte, Ivo Cassol renuncia candidatura
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
A Justiça Eleitoral confirmou o pedido de renúncia do candidato ao Governo de Rondônia, Ivo Cassol (PP). No sistema de Candidaturas e de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o status do candidato já aparece como “renúncia” conforme verificado hoje (08) pelo AcreNews.
O ex-senador e ex-governador aparece na lista feita pelo AcreNews dos candidatos milionários que tentam ganhar os governos da região norte, no pleito de outubro. A reportagem foi publicada no mês passado.
Cassol declarou o maior patrimônio entre os candidatos nos estados do Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Rondônia (RO), Roraima (RR), Pará (PA) e Tocantins (TO). Os bens em seu nome, declarados à Justiça, chegam a R$ 134.363.530,78.
Cassol é inelegível decorrente da condenação pelo crime de fraude a licitações ocorridas quando foi prefeito de Rolim de Moura (RO) entre 1998 e 2002. Um pedido da autorização da candidatura dele foi julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, a Corte resolveu derrubar o pedido.
Nas pesquisas de intenção de voto, Ivo Cassol aparecia em segundo lugar, perdendo apenas para o atual governador, Marcos Rocha (União Brasil). O Partido Progressistas (PP) ainda pode requerer o registro de novo candidato, em substituição a Ivo Cassol. A regra é válida conforme estabelece as diretrizes eleitorais. Por enquanto, seis candidatos seguem na disputa pelo Palácio Rio Madeira.