ESPORTE
Handebol: Assermurb vence em dose dupla o Interclasse da Escola ABC
MANOEL FAÇANHA
Com as arquibancadas da quadra da Escola Serafim Salgado Filho tomadas por familiares de atletas, ocorreu na noite da última sexta-feira (3) as finais do Campeonato Interclasse de Handebol Masculino e Feminino da Escola ABC.
Na primeira decisão, pelo naipe feminino, a favorita Assermurb, da dupla Sofia e Ester, superou o aguerrido time do Galvez por 10 a 4. Na disputa do terceiro lugar do torneio, vitória do Rio Branco sobre o Hand Família por 11 a 6.
O confronto começou com superioridade do time da Assermurb. A equipe do Galvez, porém, aos poucos conseguiu encostar no placar, mas não o suficiente para ameaçar a superioridade do time sindical.
Outra vez Assermurb
Na outra final da noite, as equipes masculinas da Assermurb e do Rio Branco fizeram uma final de muitos gols e cheia de emoções nas arquibancadas, com vitória do time sindical por 16 a 12. O terceiro lugar do torneio ficou com a equipe do Santa Cruz que, após empate no tempo normal e prorrogação, superou nas cobranças de pênaltis o Hand Família por 4 a 1.
No primeiro tempo da decisão, as duas equipes fizeram um jogo bem equilibrado com vitória parcial do time da Assermurb por dois gols de diferença.
Na etapa complementar, aos poucos, o time sindical do artilheiro Guilherme, 55 gols na competição, mostrou mais concentração/experiência e conseguiu fechar a partida com uma vitória por 16 a 12.
Festa da entrega de premiação
A coordenadora da competição, professora Carla Aguiar, comandou a solenidade de entrega de medalhas e certificado de honra ao mérito para alguns colaboradores: Manoel Façanha (jornalista esportivo), Juscelaneo Trindade (diretor da escola Serafim Salgado Filho) e Gleiciane Souza (psicóloga) entre outros. O certificado de honra ao mérito também entre a aluna Iris Jalul. A estudante não pôde participar dos jogos por apresentar problemas de saúde, mas o espírito de superação e força de vontade faz com que ela não falta uma aula de Educação Física.
Carla agradeceu o apoio logístico da escola, na pessoa da diretora Lana Macedo Salomão, assim como a presença participativa dos pais dos alunos para o sucesso da competição. “Quero agradecer todos aqueles que contribuíram com a competição, principalmente cada atleta que se dedicou a fazer o seu melhor em quadra”, disse a educadora física.
O torneio apresentou como artilheiro no masculino, o atleta/estudante Guilherme/Assermurb, com 55 gols. O título de melhor goleiro da competição ficou dividido entre os atletas Guilherme Cascais (Santa Cruz) e Gentil Neto (Juventus).
No naipe feminino, a artilharia da competição ficou com a atleta/estudante Sófia Aguiar/Assermurb, com 34 gols. Julia Catão (Rio Branco) foi eleita a melhor goleiro do evento.
Os melhores da competição
Os atletas Guilherme e Sophia, ambos da Assermurb, receberam o prêmio de artilheiros e melhores jogadores da competição. Sophia marcou 34 gols, enquanto Guilherme, anotou 55 gols.
No naipe masculino, os atletas Gabriel Façanha e Heitor ficaram com a medalha de melhores ala do torneio. Lucas Moura e Ricardo Julião dividiram o título de melhores pivô do evento.
Seis atletas foram escolhidos como os melhores amadores do torneio: Guilherme, Pedro Lucas, Luiz Felipe, Bernardo, Gabriel Machado e Ryan dividindo 2 por armação
Pelo naipe feminino, seis atletas dividiram o triunfo de melhores armadoras da competição: Sophia, Ester, Ana Luiza, Sophie, Maria Eduarda e Débora. Na posição de alas, as atleta Marina, Kemilly, Natália e Nicole foram eleitas as melhores desse interclasse. Na posição de pivô, o título ficou dividido entre as atletas Laís e Clarise.
Na posição de goleiro, os atletas Guilherme Cascais(Santa cruz) e Gentil Neto( Juventus) foram eleitos os melhores do torneio, enquanto Pedro (Assermurb) foi escolhido o melhor goleiro da decisão.
A coordenação da competição resolveu dividir entre as atletas Isabela Nogueira( Galvez) e Helena Rosa( Assermurb) o título de melhor goleira da decisão. “Elas foram incríveis!” , disse a professora Carla Aguiar. Porém, a atleta Julia Catão (Rio Branco) foi eleita a melhor da posição na temporada, enquanto a melhor defesa da competição coube a goleira Rafaela Castro.