GERAL
A bicicleta do ‘Dr. Thomé’, um patrimônio preservado da história tarauacaense
Por tarauacanoticias
Tarauacaenses antigos contam diversas histórias sobre o ‘Dr. Thomé’, como era chamado o médico irlandês, Thomas Henry Geddis, que atravessou o oceano e mais 4.400 Kms para atender durante 18 anos como único médico e um número de enfermeiras que se podia contar em uma das mãos, na maior das abnegações, e porque não dizer puro altruísmo, a população de Tarauacá, município equidistante 400 Km da capital Rio Branco no Acre.
Doutor Thomé usava em suas visitas domiciliares, uma pequena bicicleta aro 16” que trouxe da Irlanda, a mesma bicicleta que usava para ir trabalhar rotineiramente, hoje essa bicicleta é de propriedade do Bolinha, como é conhecido aqui em Tarauacá o empresário do ramo ciclístico.
É uma bicicleta da marca Raleigh Nottingham, fabricante inglesa de bicicletas desde 1880, portanto lá se vão quase 150 anos.
Essa bicicleta é provavelmente dos anos 70 conforme uma breve pesquisa.
Imagina como ela deve ter aguçado a curiosidade do tarauacaense à época, por ter 3 marchas e farol com fonte proveniente de um dínamo na roda dianteira.
Detalhe do dínamo acoplado à roda |
É fácil imaginar o quanto era difícil atuar como médico em idos tempos com ruas precárias de Tarauacá, onde asfalto era apenas uma palavra no dicionário, um sonho.
Quantas enfermidades curadas com ela? Quantas vidas salvas? Quantos partos?
Um patrimônio preservado na terra do abacaxi gigante.
O empresário Bolinha em cima da bicicleta dá ao leitor uma ideia da proporção do seu tamanho |
Sua primeira esposa já falecida, Ethel Muriel Gedis, empresta o nome para a maternidade no município.