Connect with us

SAÚDE

Acre está entre os estados que mais aplicaram as primeiras doses de vacina contra a Covid-19

Publicado

em

Agência AC

O Ministério da Saúde realizou um levantamento que aponta o Acre como um dos estados que mais aplicaram as primeiras doses recebidas da vacina contra a Covid-19, de acordo com sua população. Os dados mostram que falta apenas 23% do público maior de 18 anos procurar os postos para receber a primeira dose de imunizante.

Falta apenas 23% da população maior de 18 receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foto: Cedida

Entretanto, “uma andorinha só não faz verão”, diz o ditado popular. Também, uma dose apenas da vacina contra a Covid-19 não garante a imunidade contra a doença. Assim, o apelo das equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) é para que a população não deixe de tomar a segunda dose do imunizante.

Para garantir que a população complete o esquema vacinal, o Estado adiantou a segunda dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca, e recentemente, da Pfizer Foto: Arquivo.

“Recebemos essa avaliação do Ministério da Saúde, que informa que o Acre é o estado de possui menor pendência no número de primeiras doses aplicadas, comparado aos outros estados, nesse caso, o Acre está em primeiro lugar. No entanto, esse mesmo relatório traz um número consideravelmente alto para complementação de esquema”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Renata Quiles.

Para garantir que a população complete o esquema vacinal, ou seja, tome as duas doses do imunizante contra a Covid-19, o Estado adiantou a segunda dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca, e recentemente, da Pfizer, para quem tomou a primeira dose no mês de maio e junho, contabilizando cerca de 60 dias entre as doses.

“O Acre está de parabéns pelo melhor aproveitamento de doses recebidas para primeiras doses, mas estamos em estado de alerta para as pessoas que precisam retornar aos serviços e procurar tomar a sua segunda dose da vacina”, destacou Quiles.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Posto drive-thru no Arena da Floresta fará testes de Covid-19, a partir de amanhã

Publicado

em

Por

Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar, a partir desta quinta-feira, 20, um drive-thru de testagem do coronavírus no estacionamento da Arena da Floresta, no bairro Triângulo Velho.

O objetivo da gestão é desafogar as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) Claudia Vitorino, localizada na entrada do Bairro Taquari, e Maria Barroso, localizada na região da Baixada da Sobral, que estão sobrecarregadas devido à alta demanda de atendimento de casos de Síndrome Gripal e covid-19.

O drive-thru vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 8h e vai se estender até 17h. A secretária de Saúde, Sheila Andrade, explicou que o atendimento será especifico para casos de Síndrome Gripal, e serão realizados testes de covid-19, atendimento médico e dispensação de medicação.

Segundo Sheila Andrade, os testes de covid-19 poderão ser realizados dentro do carro da pessoa ou nas 15 cadeiras que estarão disponibilizadas para a testagem do coronavírus. “Nós iremos fazer o teste em pessoas que estejam com sintomas, é muito importante. Nesse momento não temos como testar em massa a população. Isso é um desejo do prefeito, nosso como Secretaria Municipal de Saúde, mas não estamos em condições. Vamos priorizar as pessoas que estão com sintomas por que nós precisamos diagnosticar e tratar de forma eficaz as pessoas que estão com covid-19 ou Síndrome Gripal”, frisou a secretária.

Continue lendo

SAÚDE

Rio Branco avança com a vacinação infantil, nesta quinta: Veja os pontos disponíveis

Publicado

em

Por

Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, emitiu uma Nota Técnica, nesta quarta-feira, 19, sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

O município está avançando na vacinação pediátrica contra o coronavírus e vai reduzir a faixa etária de vacinação para crianças a partir de 10 anos de idade, nesta quinta-feira, 20.

Além disso, todas as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades e/ou deficiência permanente, terão prioridade nesta etapa, em atenção à recomendação do Ministério da Saúde (MS), e serão vacinadas.

A Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Andrade, ressaltou a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças para receber a imunização. “Você que tem uma criança em casa, nessa faixa etária, procure as unidades, leve seu filho para se imunizar, para que a gente consiga, o mais rápido possível, espantar essa pandemia. Nós estamos em um período muito difícil, estamos agora em uma nova variante e essa nova variante também está dando em criança. Então, você que tem essa oportunidade, leve o seu filho para vacinar”, destacou a secretária.

O andamento do processo vacinal ocorre de forma decrescente à medida que a demanda na faixa etária se esgota. Para ser imunizada, toda criança deve estar acompanhada do pai, da mãe ou responsável legal. Os responsáveis devem assinar o Termo de Autorização e receber as informações sobre possíveis reações esperadas da vacina. As crianças que possuem comorbidades devem apresentar a prescrição médica para vacinação. Além disso, a vacinação infantil vai ocorrer de forma diferenciada, após a vacinação, a criança precisa ficar de repouso na sala de vacinação com o responsável por cerca de 20 minutos.

As Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação exclusiva de crianças com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 16h são:

  • USF Manoel Bezerra, Cidade do Povo;
  • USF Gentil Perdome da Rocha, Conjunto Esperança;
  • USF Dr. Mário Maia, Cidade Nova (Em frente a Praça da Juventude);
  • USF Maria Áurea Vilela no Cadeia Velha;
  • USF Vitória, Bairro Vitória/Regional São Francisco;
  • USF Maria Verônica, Bairro Preventório.

Relação das comorbidades priorizadas

  • Diabetes Mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidades
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovanosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidas
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida
  • Síndrome de Down
  • Cirrose hepática
  • Pessoas com deficiência permanente
Continue lendo

SAÚDE

Tá no Diário: Portaria que suspende férias e licenças dos servidores a Saúde é publicada

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria N° 11/2022 assinada pela Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Vieira, que suspende as férias e licenças especiais e licenças prêmios dos servidores da área da saúde. A medida segue por conta da Situação de Emergência em Saúde assinada pelo prefeito Tião Bocalom (PP).

A Situação de Emergência assinada na semana passada foi por conta do aumento do número de casos de Covid-19, Influenza. Com isso, os profissionais que estavam de férias, licença, devem retornar aos trabalhos no prazo de 72 horas a contar a partir de hoje.

Sheila também informou que “ficam suspensas a contar de 1° de fevereiro, todas as férias, licenças e afastamentos legais dos profissionais da saúde municipal ou daqueles que desempenham funções essenciais”.

Ela também informou que “as licenças para tratamento de interesse particular caso necessário, serão interrompidas pela Secretaria Municipal, por motivo de força maior” e em caso excepcionais “os servidores acima de 60 anos, com comorbidades tais como cardiopatia, doenças renais, asma, diabetes, responsáveis por cuidar de uma o mais pessoas com Covid-19, gestantes e lactantes, positivos para Covid-19 (…) deverão passar pela Junta Médica do município e os que estão com Covid-19 deverão apresentar teste ou atestado médico.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia