Connect with us

GERAL

Acre na 24ª posição no Ranking entre os estados com melhor oferta de serviços digitais

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Disponibilizar serviços públicos físicos para a população de forma ágil e simplificada não é uma missão nada fácil, ainda mais considerando os diversos contextos orçamentários e de infraestrutura no país. O desafio fica ainda maior quando os governos tentam desenvolver soluções/serviços digitais para a população.

Com base nisso, o Centro de Liderança Pública (CLP) publicou um ranking dos estados que possuem a melhor oferta de serviços públicos digitais no Brasil. Os dados foram embasados num outro ranking, o de Competitividade dos Estados com base no Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

O Acre ocupa a 24ª posição no ranking geral, com 80 pontos de maturidade. O nosso estado passou a frente apenas do Piauí (73,8), Alagoas (71,8), Amazonas (71), Rio Grande do Norte (63,3), Sergipe (56,5) e Roraima (sem registro). No desempenho da região norte, o Acre fica atrás do Amapá (111,5), de Rondônia (92,6), do Pará (92,5) e do Tocantins (87).

Em regras gerais a entidade analisou a capacidade dos estados para a ofertar serviços digitais, acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação de serviços; Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, que analisou o acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação de serviços; Oferta de Serviços Digitais, que diz respeito a direitos, saúde, educação e segurança pública; E Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, que considerou leis relacionadas à defesa do usuário, desburocratização, assinaturas eletrônicas e Governo Digital.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas