SAÚDE
Acre tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 do país
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Lançado ontem (08), o Boletim Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deu destaque para o Estado do Acre que possui, agora, a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19. O estado registrou apenas 7% de ocupação.
Cenário favorável também para a nossa capital, Rio Branco que inclui a lista das 22 capitais que estão fora da zona de alerta.
“A redução simultânea e proporcional desses indicadores demonstra que a campanha de vacinação está atingindo o objetivo de proteger a população do impacto da doença. No entanto, o ainda alto índice de positividade dos testes e a elevada taxa de letalidade da doença (atualmente em 3%) revela que a transmissão do vírus é intensa e diversos casos assintomáticos ou não confirmados podem estar ocorrendo, sem registro nos sistemas de informação”, ressalta a Fiocruz.
Por outro lado, Roraima (82%) é o único estado na zona crítica, com índice superior a 80%, mas encontra-se em situação particular de poucos leitos disponíveis. O Rio de Janeiro apresentou queda no indicador de 72% para 66%, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário.
Segundo o documento, houve diminuição no número de óbitos em todo o país. A uma taxa diária de 1,3%, um total médio de 680 óbitos ao dia. A média diária de casos está em 24,6 mil, com ritmo de redução de 1,9% ao dia.
You must be logged in to post a comment Login