Connect with us

ACRE

Acreanos poderão assistir uma Tempestade de Meteoros de hoje para amanhã, se o tempo ajudar

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução (Internet)

Entre hoje (30) e esta terça-feira, 31 de maio, os acreanos poderão assistir a um importante espetáculo astronômico: a Chuva de Meteoro Tau Herculídeas. O fenômeno encerra o calendário da astronomia para o mês de maio.

Se não chover, o 1° surto pode ser visto a partir das 22h11mim quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P fragmentado em 1995. O 2° surto deve acontecer por volta das 00h15m, na madrugada de terça-feira.

Segundo o portal Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), a taxa média de queda de meteoros, em condições ideais, vista a partir de Rio Branco, capital do Acre, é de 50.803 por hora. A taxa é a segunda maior do país, conforme tabela da BRAMON.

Taxa horária de meteoros para cada região do país considerando o melhor cenário (100 mil meteoros por hora) – Créditos: BRAMON

Os brasileiros das regiões Centro, Sul e Sudeste não terão uma visão tão privilegiada do fenômeno quanto a dos moradores das regiões Norte e Nordeste do país.

Os estudiosos avisam que os observadores precisam ficar atentos à direção [Noroeste], é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

“A melhor forma de se observar uma chuva de meteoros é procurar por locais bem escuros, longe dos grandes centros urbanos. Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu e, de preferência, longe de qualquer iluminação. Uma cadeira de praia é excelente para se deitar e observar o céu de forma mais confortável, diz a publicação a BRAMON.

O AcreNews consultou o Portal Clima Tempo para saber a Previsão do Tempo para as próximas horas, noite de hoje e as primeiras horas desta terça-feira. Segundo o portal, a grande possibilidade de incidência de chuva.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas