Connect with us

ARTIGO

ARTIGO | A Árvore

Publicado

em

Neste dia 21 de setembro – denominado Dia da Árvore (início da Primavera no hemisfério Sul) – me remete a saudosas e benfazejas lembranças.

Ex-aluno de Colégios Agrícolas (Colégio Agrícola do Amazonas- “PAREDÃO” – e o Agrícola de Jundiaí/RN-Macaíba) – neste dia se tinha grandes festejos. Todos destinados às Árvores. Plantava-se muitas e muitas árvores. Dando-se aos alunos a obrigação de cultivá-las.

Como amazônida – acreano de Feijó – e os meus conterrâneos somos acostumados com as árvores. Vivemos na Floresta. Embora, no nosso dia-a-dia, vejamos a MATA,  mais como problema do que solução.

Fomos acostumados que, para produzir, é necessário desmatar. Uma tradição ancestral. Hoje bem mudada, mas pouco esclarecida ao homem do campo; que somos, acima de tudo, grandes preservacionistas. Ninguém desmata por prazer ou lazer!… só faz “derrubadas” para produzir, sobreviver! Isto porque não nos chegou a informação de que “árvore em pé” dá dinheiro!… não sabendo do SEQUESTRO DE CARBONO (CO2). A vassoura do mundo. Limpeza que a fazem muito bem: o mar, a floresta e o solo. Todos a seu tempo, tendo as árvores como essenciais neste processo pela fotossíntese (retirada do carbono), absorvendo o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e armazenando o carbono (C) como amido, açúcares (carboidratos) e celulose no processo de desenvolvimento florestal.

E as árvores estão,… ali, de plantão!…para fazer este serviço ambiental da maior importância para o planeta.

É quase um mantra dizer: “ a Amazônia é o pulmão do mundo” (a produção de oxigênio (O2) pela floresta é equilibrada – consumo/produção), mas a FLORESTA é mesmo o RIM do mundo. Fazendo uma limpeza que todos aproveitam e quase ninguém reconhece ou fala!… usufruem e ficam quietos!

Assim agem as montadoras de carros, todas estrangeiras (não temos carros brasileiros), que poluem, degradando o ar e a FLORESTA, ali, limpando!…

Produtores da maior geração de GEE’s (gases de efeito estufa) e, sutilmente, estes macros poluidores colocam ou deixam colocar a culpa nas nossas “queimadas”, as dos produtores locais. Até num lixinho do quintal!

Temos que, de modo sereno, técnico e fundamentado, opor argumentação coerente e defesa para a remuneração deste Serviço Ambiental, que está aí, no 0800, desde sempre!

A árvore de pé, com olhos no SEQUESTRO DE CARBONO – é tão rentável quanto outras atividades econômicas tradicionais que degradam. Precisa-se esclarecer e implementar ações neste sentido.

Os Gestores que dominam o assunto e conhecem esta realidade, alguns sentados em cima da “MINA”, precisam descer de seus pedestais e disporem-se a contar aos legítimos interessados, os proprietários rurais, como proceder para entrar no negócio.

Vamos mudar!… as árvores continuarão em pé e o Mundo agradece!

Autor: Antônio Furtado

Professor Universitário

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas