Connect with us

ACRE

Bujari e Brasiléia são incluídos no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Publicado

em

Com a adesão estado passa a ter três municípios integrando a ferramenta (Foto: Reprodução)

Ascom

As cidades de Brasiléia e Bujari, no estado do Acre, já integram o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Os documentos com os termos de adesão estão publicados no Diário Oficial da União (DOU). Até então, apenas a capital Rio Branco integrava o Sistema.

Veja a adesão de Brasiléia e de Bujari

Com a entrada no Sinapir, Brasiléia e Bujari (AC) passam a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo governo federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A adesão dos municípios acreanos foi publicada após uma ação da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Em agosto, o MMFDH enviou uma comitiva para apresentar o Sinapir no estado.

Na ocasião, 20 municípios do estado assinaram protocolo de intenção para aderir à política pública. O titular da SNPIR, Paulo Roberto, comemorou as adesões e lembrou que a estratégia adotada para expansão do sistema tem dado certo.

“O Acre tinha apenas o próprio estado e sua capital no Sinapir. Agora, se juntam mais duas cidades, é certamente uma alegria para o povo desses municípios e um sinal de que a estratégia que adotamos de fazer o corpo a corpo e levar a ferramenta diretamente aos gestores tem dado certo”, alertou o secretário.

População

Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre tem 733.559 habitantes e 72,09% da sua população se autodeclara negra. O coordenador-geral de gestão do Sinapir, Mika Martins, citou outro benefício garantido aos entes federados que estão no sistema.

“Os estados e municípios que integram o Sinapir podem ter seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros”, explicou o gestor.

Sobre o Sinapir
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. O Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 103 municípios.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas