Connect with us

PRINCIPAL

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 31 de agosto no Acre

Publicado

em

A campanha nacional de vacinação contra a gripe está a apenas uma semana do fim, mas no Acre a vacinação se estenderá até o dia 31 de agosto. A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. Ela é anualmente atualizada para uma proteção eficaz. A dose, então, é fundamental para evitar casos graves e mortes. Todos os acreanos acima de seis meses de idade podem se vacinar.

O Ministério da Saúde anunciou que distribuiu mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente produzidas pelo Instituto Butantan, e pediu que os estados e municípios adotem estratégias para fazer as pessoas se vacinarem.

Em 2019 e 2020, a campanha de vacinação atingiu mais de 90% de adesão da população brasileira. Nos últimos anos, no entanto, o índice despencou, ficando até abaixo de 70% em 2022 – a doença provocou mais de 1.600 mortes em todo o país.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, alertou sobre a baixa procura do grupo prioritário pela vacinação e salientou que é importante vacinar esse grupo contra a gripe.

“A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Reforçamos a importância de que o grupo prioritário se vacine, pois, a gripe mata e precisamos proteger nossa população. Então, venham se vacinar”, destacou a coordenadora do PNI.

O que é a influenza? A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos. A vacina ajuda a minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas