POLÍTICA
Candidato que terminou eleição com zero voto no Acre diz que havia renunciado antes do pleito

O advogado Pedro Ferreira Benevides Neto, o Dr. Pedro Benevides, que aparece na totalização das eleições de 2026 com zero voto para deputado estadual no Acre, afirma que o resultado tem uma explicação: ele havia renunciado à candidatura antes da votação de 4 de outubro.
Benevides disputaria pelo PRD, com o número 25007, dentro da Federação Renovação Solidária, formada por PRD e Solidariedade. O processo que tramitou no Tribunal Regional Eleitoral do Acre mostra que sua candidatura chegou a ser regularmente deferida pela Justiça Eleitoral.
“Sou advogado, tenho a ficha limpa e a minha candidatura foi deferida rapidamente pela Justiça Eleitoral. No entanto, logo no início da campanha, tomei a decisão de não continuar nesse projeto e formulei minha carta de renúncia”, explicou Benevides ao comentar a repercussão do resultado.
Antes do deferimento, o TRE apontou duas pendências no pedido de registro. A fotografia inicialmente apresentada não atendia às especificações exigidas pela legislação eleitoral e faltava uma certidão criminal para fins eleitorais da Justiça Federal de 2º grau.
Os dois problemas foram solucionados. Em 18 de agosto, a defesa apresentou uma nova fotografia e a certidão exigida. O processo também registra que não houve impugnação ao pedido nem notícia de inelegibilidade.
Depois da regularização, a juíza Lilian Deise Braga Paiva deferiu o registro em 25 de agosto. A decisão reconheceu que estavam preenchidos os requisitos legais e autorizou Pedro Benevides a disputar uma vaga de deputado estadual como Dr. Pedro Benevides, número 25007. O processo transitou em julgado em 31 de agosto.
Quase um mês depois, Benevides desistiu da eleição.
No documento encaminhado ao TRE do Acre, declarou que, “por razões de foro íntimo”, apresentava sua “renúncia expressa, irrevogável e irretratável” ao registro da candidatura.
O termo é datado de 21 de setembro e foi protocolado na Justiça Eleitoral em 23 de setembro, 11 dias antes do primeiro turno. Benevides pediu que a renúncia fosse recebida e processada, que sua situação fosse atualizada nos sistemas oficiais e que o partido fosse comunicado.
Segundo o advogado, a decisão também foi informada à família e aos apoiadores e ele deixou de desenvolver campanha eleitoral.
“Portanto, não se tratou de votação, mas do cumprimento de uma norma técnica referente à minha renúncia”, afirmou.
O esclarecimento ocorre depois de Pedro Benevides aparecer nos resultados eleitorais com zero voto. O número, isoladamente, poderia levar à interpretação de que o candidato não recebeu sequer o próprio voto.
O processo do TRE, entretanto, comprova que a desistência foi formalizada antes da eleição. A candidatura não foi barrada pela Justiça Eleitoral nem atingida por decisão de inelegibilidade. O próprio candidato pediu para deixar a disputa depois de ter obtido o registro definitivo.
Benevides também declarou que continuará dedicado à atividade profissional.
“Seguimos juntos na advocacia, firmes na luta pela Justiça e pelo bem de todos”, afirmou.
Quando apresentou o pedido de registro, Pedro Benevides declarou patrimônio de R$ 12 mil à Justiça Eleitoral. O único bem informado foi uma motocicleta Honda CB 500, ano 1998.
Assim, embora a totalização oficial registre zero voto para Dr. Pedro Benevides, os autos do processo eleitoral mostram que a renúncia havia sido apresentada ao TRE do Acre antes de os eleitores irem às urnas.










