Connect with us

POLÍTICA

Casa de Papai Noel pintada de azul em Rio Branco vai parar no The Guardian, maior jornal inglês

Publicado

em

Veja o que os ingleses escreveram sobre o pinta e despinta da casinha decorativa na Praça da Revolução, centro de Rio Branco:

O Natal nunca foi branco em Rio Branco, uma cidade sufocante do rio Amazonas onde as temperaturas de dezembro costumam subir perto de 40 ° C.

Este ano também pode não ser vermelho, devido a um ding-dong politicamente carregado sobre a cor de uma gruta do Papai Noel que foi erguida pelo governo de apoio Jair Bolsonaro da cidade.

A estrutura de madeira foi construída fora da prefeitura na semana passada como parte das festividades sazonais ordenadas pelo conservador prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Mas houve um clamor imediato de que o abrigo do Papai Noel tinha sido pintado de azul, a cor do partido de direita de Bocalom, em vez do vermelho mais comumente associado ao Papai Noel.

Alguns suspeitaram que o esquema de cores não ortodoxo refletia a crença entre os apoiadores do movimento de extrema direita de Bolsonaro de que vermelho é a cor dos degenerados comunistas que eles afirmam estarem tramando para transformar o país em uma ditadura ao estilo cubano.

“Nossa bandeira nunca será vermelha” é um dos gritos de guerra favoritos dos apoiadores de Bolsonaro, de quem o prefeito de Rio Branco é um deles.

No sábado, o governo de Bocalom parecia desabar em uma comoção crescente com a tonalidade estranha da gruta e ela foi repintada de branco e depois de vermelho na véspera de sua inauguração. “Parece uma piada, mas não é”, disse o site de notícias local Ac24horas.

No domingo, porém, a residência ribeirinha foi novamente pintada de azul, deixando o prefeito lutando para explicar a cambalhota de seu governo em relação à pintura politizada.

“Que diferença faz se for azul ou vermelho? Não sei por que as pessoas falam tanto sobre isso ”, retrucou Bocalom quando questionado pelos repórteres sobre a polêmica.

O prefeito afirmou que, durante anos, os políticos de esquerda que governaram Rio Branco e o estado do Acre, no entorno, pintaram as coisas de vermelho no Natal. “Agora estamos adotando o azul. Qual é o problema com isso? ”

Os analistas viram o furor da gruta amazônica como mais uma prova do cisma político muitas vezes ridículo que se abriu desde que Bolsonaro ganhou o poder em 2018 enquanto prometia banir os “bandidos vermelhos” de sua terra natal. “Nem mesmo o Pai Natal está imune”, tuitou Thomas Traumann, um comentarista político carioca.

Bocalom tentou neutralizar a briga na segunda-feira, dizendo: “O Natal é azul, é vermelho, é amarelo”.

Na noite de segunda-feira, o Natal havia escurecido, depois que uma lona foi colocada sobre a cabana camaleônica do Papai Noel por motivos que não estavam claros.

“Vamos continuar acompanhando essa história para sabermos que cor vai ser o Natal aqui em Rio Branco”, garantiu um repórter de rádio local, Victor Lebre, confuso aos ouvintes, enquanto os brasileiros lutavam para entender a disputa decorativa da cidade.

The Guardian

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas