Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuva de meteoros poderá ser vista no Acre na madrugada desta quinta-feira

Publicado

em

Por G1 Acre

Uma chuva de meteoros poderá ser vista no céu do Acre entre às 2h30 e 3h da madrugada (horário local) desta quinta-feira (6). Chamada de Eta Aquáridas, a chuva é formada de resquícios do cometa Halley, deixados durante sua passagem pela Terra há 35 anos.

O professor de física e coordenador do Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac), Cleyton Assis Loureiro de Souza, disse que vai ser possível ver o evento a olho nu, mas, afirmou que isso só vai ser possível dependendo da previsão do tempo, pois, se estiver nublado, a visibilidade fica totalmente comprometida.

“Da nossa região vai dar para ver tranquilo. Vai ser possível ver a chuva de meteoros mais especificamente em Rio Branco. O evento deve ocorrer por volta das 2h30, 3h da madrugada. A Eta Aquáridas é um evento efêmeres de onde, nessa região, justamente na constelação de Aquarius, uma região por onde o Halley passou há 35 anos, deixou os resquícios da sua cauda para onde a Terra hoje está passando”, explicou.

O coordenador do planetário falou ainda que o evento vai poder ser visto até os momentos em que antecedem o nascer do sol.

“Olhando a leste, aproximadamente às 2h30 da madrugada, você terá a Lua, Júpter e Saturno, então, entre Júpter e a Lua, você tem Aquarius. A constelação de Aquarius, olhando a norte ou à esquerda de frente para a Lua você terá a região onde irá acontecer a chuva de meteoritos, que são os pedaços do cometa Halley. Hoje a Terra está passando exatamente por essa região”, acrescentou.

O professor acrescentou que com o amanhecer, a intensidade vai começar a aumentar a quantidade de meteoritos que irão aparecer na atmosfera. “Vai ter muitos bólitos para serem vistos. Mas, para isso, o céu tem que colaborar, a gente precisa ter um céu estrelado e sem nuvens, caso contrário, vai ser uma frustração.”

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Servidora desmente deputada federal e nega sofrer perseguição na gestão da Fundhacre

Publicado

em

Por

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), vem a público repudiar a matéria publicada pelo site Acre in Foco, onde alega falsos acontecimentos na unidade, e usa nome de servidora abordando perseguição no Hospital, como o remanejamento da enfermeira Luiza Medeiros do Hospital do Idoso.

De acordo com o site a mudança na administração do Hospital, ocorreu pelo fato da enfermeira supostamente ter recebido a deputada Mara Rocha na Fundhacre. Todavia, Luiza Mederios afirma que estava de férias e nunca teve contato com a parlamentar.

“Primeiramente, gostaria de deixar claro que eu nunca tive contato com a Mara Rocha, estou perplexa por usarem meu nome dessa forma com informações irresponsáveis que faltam com a verdade, sendo que eu estava até de férias, eu respeito e apoio qualquer decisão da direção da presidência. Já estou em contato com advogado, vou entrar com medidas judiciais cabíveis, as pessoas precisam respeitar o nome dos outros, meu nome é limpo, sou honesta e tenho caráter e não compactuo com esse tipo de politicagem”, destaca Luiza.

Ao mencionar sobre a mudança no Hospital do Idoso, Luiza deixa claro, que todo o trabalho na unidade hospitalar, durante a atual gestão vem sendo pautado pelo respeito e diálogo.

“Tenho total respeito pelo nosso presidente João Paulo Silva, que sempre respeitou o meu trabalho no Hospital do Idoso. Ele é capacitado, inteligente e luta pelo melhor do Hospital que em pouco tempo, já fez muitas benfeitorias na unidade, vemos o quanto ele tem se esforçado pelo melhor de todos, é um gestor que tem visão, me sinto é lisonjeada, por fazer parte dessa gestão, continuo contribuindo profissionalmente à gestão da Fundhacre”, encerrou a enfermeira.

Continue lendo

ACRE

Com avanço da Covid-19 e Influenza, Paróquia de Epitaciolândia mantém programação para o São Sebastião

Publicado

em

Por

Fotos: Arquivo Alexandre Lima

A paróquia de São Sebastião de Epitaciolândia, localizada a 240km da capital do Acre, estará mantendo sua programação para esta quinta-feira, dia 20, quando se celebra o dia do Santo, que é padroeiro de vários municípios do Estado acreano.

Diferente do município de Xapuri, que irá realizar uma carreata ao invés da procissão que está suspensa pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia, a programação será mantida em Epitaciolândia.

Durante a tarde desta quinta-feira, acontecerá quatro missas em Xapuri e em Epitaciolândia, será apenas uma a partir das 15 horas. Em seguida, haverá a procissão a pé (peregrinação) pelas principais ruas do centro comercial, retornando para a Igreja.

A programa do dia do padroeiro de Epitaciolândia, teve início no mês de janeiro com várias atividades, além de novenários do dia 11 até esse dia 19. No decorrer do dia de hoje e a noite, acontecerá o tradicional arraial, bingo, além de eventos esportivos e festa de rodeio com escolha da rainha.

Lembrando que todos devem manter os cuidados sanitários, como usar máscara e álcool em gel e se possível, o distanciamento. Segundo foi informado, o bingo será realizado via on-line, uma forma de evitar aglomeração.

[Alexandre Lima/ O Alto Acre]

Continue lendo

ACRE

Após casos de Covid-19 BASA suspende atendimento em Sena Madureira

Publicado

em

Por

O atendimento na agência do Banco da Amazônia de Sena Madureira foi suspenso na manhã desta quinta-feira, 20. Segundo informações quatro funcionários testaram positivo para a Covid-19. Entre eles estão o gerente, o supervisor e mais dois servidores.

De acordo com informações a Agência vai passar por uma ação de desinfecção. A previsão e que o expediente volte ao normal na próxima segunda-feira, 24.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia