EVANDRO CORDEIRO
Coluna do Cordeiro: Nicolau Júnior fecha mais um semestre na Aleac garantindo democracia plena; Governo Mailza precisa se aproximar mais dele

A Assembleia Legislativa fechou mais um semestre da atual legislatura, aliás, o penúltimo. Queiram ou não alguns, a casa foi um expoente da democracia, garantindo debates antagônicos e abrindo suas portas para a sociedade civil, que levou pro seu plenário os mais diversificados temas, submetidos a intermináveis debates. Antes do recesso, os deputados não conseguiram votar o orçamento enviado pela governadora Mailza Assis (PP), com suas previsões para investimentos em 2027. Garantem fazê-lo logo após a paralisação. Isso não é demérito. Não ocorre pela primeira vez. O comandante do poder, deputado Nicolau Júnior (PP), segue protagonista, administrando uma casa que tem tudo, da vaidade aos contrapontos mais surpreendentes, com cosmovisionarios e paróquios pensadores. Mesmo sendo um sujeito averso a parvoisse, brilhou. Garantiu ao poder participação importante na vida do Estado. Liderança importante, precisa ser mais acionado pelo Governo. O meio de campo que faz é importante para um executivo cuja chefe vai se submeter ao escrutínio do eleitor em outubro. Na gestão Gladson ele foi bem explorado e deu resultado.
Pele do Cordeiro
Na próxima segunda-feira, 13, eu espero o secretário de Saúde, José Bestene, na bancada do podcast ‘Na pele do Cordeiro’, a partir das 17h. Ele vai falar sobre muita coisa, inclusive sobre as mudanças na saúde e os acordos políticos com capacidade de ajudar a governadora Mailza a se reeleger.
Campanha rica
Jorge Viana (PT) conduz uma campanha para o Senado como ele nunca fez sequer para governador. É uma estrutura de dar inveja. Alta produção nas redes sociais e muitas lideranças visitadas. Ainda assim segue liderando rejeição. Sempre acima dos 20%. Para reverter essa ignomínia, anda dizendo que está fora da polarização PT/PL. Tipo não querer briga com ninguém. Não adianta, o Acre conhece o humor dele.
Futuro do MDB
Teve encontro em São Paulo muito importante nesta quinta-feira, 9, onde foi discutido o futuro do MDB no Acre. Desdobramentos serão visíveis na próxima semana.
MDB é com Mailza
Se os Sales não sentam onde está o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), e vice-versa, a aliança com Mailza não tem segredo, após ele ter fechado com Alan Rick (Republicano). É só uma questão de ajustes.
Leal
“O Bocalom (PSDB) pode ganhar essa eleição no primeiro turno”. Do prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene (PP), numa clara manifestação de sua lealdade ao parceiro de quem era vice até abril.
PL e MDB com Mailza
“Não vamos perder o MDB, nem o PL”. De uma fonte da ante sala da governadora Mailza Assis (PP).
Equipe de luxo
O time de coordenação da campanha a reeleição da governadora Mailza Assis (PP) é pra fazer inveja a qualquer seleção. Tem de novinhos nerds a veteranos passados na casca do alho. Os apressados devem rever suas análises.
Animou geral
Liderança do PP no Alto Acre, o empresário e ex-candidato a prefeito de Epitaciolândia, Everton Soares, disse à coluna que a última reunião na região para discutir a reeleição da governadora Mailza Assis (PP) foi ‘de arrepiar’. Ele garante que não só ele, mas o evento animou até quem andava meio borococho, desanimado.
Samir a mil por hora
O vereador Samir Bestene (PP) conduz pré-campanha para deputado estadual digna de registro. Com uma turma jovem ao seu redor, circula a velocidades extremas, angariando apoios importantes. Um desses é o do ex-secretário de Juventude do Estado, Thiago Elias, liderança também no meio católico.











