Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | A sensível diferença do Governo Gladson para os de esquerda em relação a corrupção

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) nem bate a passarinha quando surge um ou outro problema em sua gestão que seja preciso algum órgão de controle entrar em ação. Primeiro, e sobretudo, porque não age como maioria dos governos de esquerda, contumazes protetores de “companheiros” traquinas. O Cameli não permite que nada seja colocado para debaixo do tapete. Ele disse um dia numa roda onde eu estava, inclusive: ama os amigos, mas não vai para a cadeia com nenhum. Tipo: quem fizer bobagem coma seu angu sozinho. No Progressistas, partido dele, não tem companheiro, tem correligionário, aliado, e não tem cláusula nessa relação que indique proteção para quem faz cagada. Gladson, a rigor, foi o primeiro governador da história a criar, como uma das primeiras medidas, uma Delegacia de Polícia anticorrupção. Pouca gente sabe que o governador mandou criar um pelotão de inteligência, com curso em Brasília, de longa duração, para que o combate a atos ilícitos na gestão pública seja inteligente e fatal. Como dizia aquele velhinho na propaganda da BR: a diferença é grande, né não?

Rocha fica no PSL

O vice-governador, Major Rocha, fica no PSL, partido que acaba de se fundir com o DEM e vai ter outra sigla ainda não definida. Rocha disse a coluna que só não decidiu se disputa para federal ou estadual, porque está esperando a irmã, deputada federal Mara Rocha, se decidir.

Obstáculos

Mara Rocha, a rigor, poderá disputar o governo. Poderá, porque tem alguns obstáculos no caminho ainda. Dois exemplos: o PL, para onde ela vai, está sendo reorganizado. A turma anterior teria deixado o partido com muitas pendências. O outro é que vai esperar a reação do povo pelas pesquisas.

Grupo forte

Márcio Bittar, ainda no MDB, passa a controlar, depois dessa fusão de DEM com PSL, pelo menos seis partidos importantes no Acre. É uma vantagem e tanto para quem quer tocar uma candidatura ao Senado em 2022, no caso da Márcia Bittar.

Gelado

Calmo, frio como costa de rã, o senador Márcio Bittar sabe chegar onde quer. Controla o PSL e o DEM, mas estendeu tapete verde para o deputado federal Alan Rick, que também tem interesse em disputar o Senado. Liguei para os dois fazendo a mesma pergunta e a resposta de ambos foi a mesma: “Com o Márcio Bittar eu converso”; “Com o Alan Rick eu converso”.

Mão aberta, mão fechada

Dizem pelas beiras do rio Iaco o seguinte: o que prefeito Mazinho Serafim (MDB) tem de gastador, mão aberta, a mulher dele, deputada estadual Meire, tem de mão fechada. O bom é que isso dá o equilíbrio.

Apelo?

Presidente do PT, o Cesário Braga, não está mentindo quando diz que tem muita gente pressionando Jorge Viana para que dispute o governo. Só esquece de dizer quem são essas pessoas, maioria ex-componentes das gestões petistas, com saudades do poder. No povão mesmo não há esses apelos.

Tem que ter apelo

Para disputar o governo de um Estado de forma competitiva, a pessoa precisa ser o centro de um apelo popular. Os taxistas pedem ele como governador, os catraieiros, os bombeiros, alguém da sociedade organizada precisa estar chamando por essa pessoa. Até o momento não apareceu esse sujeito no Acre, com exceção do atual governador, que por estar no poder tem muitos apelos em favor de sua candidatura a reeleição.

Todos tem direito

Mesmo assim, na democracia, toda candidatura é legítima. Qualquer pessoa, independente de apelo, pode disputar o cargo que quiser e isso é bom. Agora ser competitiva é outra história.

“Chaverinho” da senadora

A coisa mais interessante do Acre tem sido as andanças da senadora Mailza Gomes (Progressistas) com seu “chaverinho” a reboque, a Theodora. Com um ano e pouco, a filha já fez mais aventura do que muitos marmanjos. Esses dias estava dentro de uma embarcação pelos rios de Tarauacá.

Futuro do Acre

Muitas ligações de pessoas ligadas ao agronegócio depois que o AcreNews publicou matéria sobre o cultivo do caju em Sena Madureira. Maioria das pessoas dizem que o Acre poderá ser um celeiro, em breve, com muita gente enriquecendo e gerando renda, bem diferente da florestania, que empurrava o pobre do colono para tirar óleo de copaíba.

Acerto grande

Tem que admitir: o governador Gladson Cameli acertou com o Neném Junqueira na gestão da Agricultura. Além de conhecer do negócio, Junqueira é madrugador.

Convocação

Com a regra do jogo político extinguindo as coligações, todo sujeito que tem potencial de voto será “convocado” pelos partidos para ir a disputa em 2022. Não tem alternativa para quem quer eleger parlamentar.

Regra no PSL

Para ficar no PSL e disputar as eleições 2022, tem a seguinte regra para seguir, segundo o presidente Pedro Valério: apoiar Bolsonaro, Gladson e Márcia Bittar. Ponto final.

Crescimento do PSC


O presidente estadual do Partido Social Cristão – PSC, Robson Aguiar de Souza, tem andado pelas estradas do Acre para o crescimento do partido, chegando ao Vale do Juruá. Em cruzeiro do Sul, a agremiação municipal será comandada pela professora Mônica de Almeida Silvério de Araújo, esposa do Comandante do Corpo de Bombeiro Militar de Cruzeiro do Sul, Coronel e Pastor Marcelo Araújo.
O presidente tem buscado colocar “pessoas novas” na política, com a finalidade de mostrar para a população outros nomes que também podem exercer um mandato parlamentar: “Conheço o casal há vários anos, e a professora Mônica tem qualidades de sobra para gerenciar o partido em Cruzeiro do Sul. Ela é a modelo de figura feminina do povo cruzeirense: mãe, esposa, trabalhadora (professora), auxiliar do esposo que é pastor, e ajuda em obras sociais pela região”. Acredito que conduzirá o partido debaixo de orações e das mãos poderosas do Senhor.”

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas