Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Duas ex-deputadas federais que andavam sumidas poderão voltar à cena em 2022 no Acre

Publicado

em

As eleições de 2022 no Acre devem protagonizar a volta de duas ex-deputadas federais que estavam desaparecidas por um tempo: Zila Bezerra, eleita três vezes consecutivas, em 1990, 1994 e 1998, viúva do senador Aloísio Bezerra, e Regina Lino, que foi deputada federal de 1996 a 1999. Ambas têm suas histórias fortemente ligadas ao MDB, mas também tiverem passagens marcantes por PTB e PFL, no caso de Zila, e PSDB, caso da Regina.

Partido não revelado

As duas ex-deputadas, Zila Bezerra e Regina Lino, estão praticamente filiadas em um partido, mas a fonte da coluna não abre mão sobre qual seria essa sigla. Segundo a fonte, a preferência é guardar a surpresa para mais na frente por uma razão óbvia: o nome delas poderia afastar outros pretendentes.

Breve história

Regina Lino é uma funcionária da Câmara Federal, filha do ex-governador do Acre e deputado federal Rui Lino, foi vereadora em Rio Branco, de 1988 a 1992, pelo MDB, em seguida vice-prefeita da capital pelo PSDB, até 1996, sendo Jorge Viana o prefeito. Zila Bezerra é funcionária do Itamaraty e teve três mandatos de federal pelo MDB, PFL e PTB.

Bittar ministro

O senador Márcio Bittar, de saída do MDB, de fato poderá ser ministro de Bolsonaro a partir de abril de 2022. Deverá assumir o lugar de Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. Mas ele disse à coluna o seguinte: isso não é prioridade. Não vai sair correndo atrás disso. “Como tenho dito: se tiver que ser será”, diz.

Anúncio adiado

Charlene Lima, que vem de dois baques duros na vida, deverá disputar as eleições em 2022. Presidente do PTB no Acre, ela concorreria para federal. Depois de perder uma das irmãs na semana passada, ela adiou o anúncio oficial, que deverá vir com um desabafo sobre tudo o que ela passou em 2018.

Vai acontecer na boa

“Somos civilizados, razão pela qual não tenho dúvidas que vamos nos entender – e bem”. Frase do Pedro Valério, presidente do PSL, após a formação da comissão que vai cuidar da fusão de seu partido com o DEM do deputado federal Alan Rick.

Compra de votos

Dá uma sensação de justiça ver político sendo investigado por compra de votos, mas ao mesmo tempo dá pena do sujeito, uma vez que essa prática virou cultura. O candidato só se elege com dinheiro porque o eleitor se viciou.

Sem protocolo

Gladson Cameli está muito à vontade no cargo de governador. Principalmente com o recuo da pandemia, ele começou a se soltar ainda mais, uma vez que tem obras espalhadas por todo o Estado. Hoje está em Cruzeiro do Sul, na festa de 117 anos do município, quebrando todos os protocolos, uma marca dele.

Chapa virtual

Sem a possibilidade de coligação, é praticamente impossível descobrir as chapas que estão sendo formadas nos bastidores, mas todos os dirigentes de partidos têm a mesma fala. “Eu tô com uma chapa para eleger dois ou três estaduais e, no mínimo, um federal”, repetem todos.

Briga por política

Os municípios de Brasileia e Sena Madureira disputam, palmo a palmo, quem é o mais confusento, politicamente falando. Em um, blogueiro vai aos tapas com vereador. No outro, vereador chama repórter para a porrada. Pense.

Nem reza dá jeito

De reza em reza a prefeita de Tarauacá, Néia Sérgio (PDT), vai encarando os problemas de seu município, que são muitos. Está difícil. Parece que enterraram a cabeça de um jumento naquela região. Quando não é uma coisa, é outra.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas