Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO Não precisa se preocupar com o Gladson em relação a quem ele vai apoiar para prefeito; ele tem números

Publicado

em

Hoje cedo dei de cara com o Denis Santos, o papa das pesquisas no Acre com seu Data Control. Acertou quase tudo nos últimos 20 anos. Vê ele me fez lembrar das rodas de conversas políticas por todo o Acre em relação às eleições para prefeitos, que se avizinham. Muita gente dando pitaco e conjecturando sobre o que poderá fazer o governador Gladson Cameli (PP) para não sair do pleito com mais derrotas nos 22 municípios do que vitórias. Creio que a preocupação tem pouco sentido. Cameli entrou para a história como o político mais popular do Acre e isso não é qualquer coisa. Nunca perdeu uma eleição, pelo menos quando o candidato é ele mesmo. E mais: passou a se guiar por um elemento fundamental na política, a pesquisa. Não vira um mês no Acre sem que o governador não tenha em mão o que o povo pensa. Ele não fica sabendo apenas de política, mas também de economia, segurança, saúde e educação. O futuro é agora, diz ele sempre. Então, ninguém precisa se preocupar em relação ao posicionamento dele nessas eleições. Os números, abaixo de Deus, são seus guias. Quando as águas baixarem e a disputa começar, Cameli assume o protagonismo para não fechar 2024 com desgaste. Pode ter certeza.

Colete laranja
A enchente do rio Acre em Brasiléia acaba de bater um macabro recorde. É a maior da história com mais de 15 metros e 15 mil pessoas atingidas. Ali só um projeto para subir toda aquela parte baixa para as margens da BR-317, rumo a Assis Brasil. Ou toma uma atitude assim, ou o próximo prefeito vai passar o mandato, ao menos no início do ano, usando colete laranja.

Buraco mais embaixo
Em Rio Branco as alegações são um buraco mais embaixo. São centenas de famílias atingidas e vários estádios alcançados pelas águas no perímetro urbano. Aqui só resta aos políticos fazer contingência para não serem pegos de surpresa. Está provado que não adianta fazer bairro alternativo para quem mora em áreas de risco.

Ação do vereador
Mesmo não tendo grande estrutura, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Raimundo Neném (PSB), está fazendo o que pode para ajudar vítimas das enchentes. Pelo menos colocou sua turma nas ruas para auxiliar.

Visão de águia
“Dez quilômetros antes de chegar em Plácido de Castro, a gente já sabe que o prefeito Camilo (PP) vai ser reeleito, assim como o Everton Soares (PP) em Epitaciolândia. Esse amadurecimento eu já tenho”. Do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicano).

Saindo do PSD
No terceiro mandato e presidindo a Câmara Municipal de Epitaciolândia, o vereador Rubens Rodrigues está, finalmente, deixando o PSD do senador Sérgio Petecão. Vai se filiar no PP e não esconde o motivo: “é por causa da minha nova paixão política, o Everton Soares (do PP, pré-candidato a prefeito de Epitaciolândia)”, justifica com a sinceridade de uma freira.

Gostou do deputado

Vereador Rubens e o deputado Clodoaldo


O vereador Rubens Rodrigues, de Epitaciolândia, também verberou sinceridade após conhecer o deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicano): “Esse homem passa uma sinceridade que não é comum entre políticos”, destacou.

Alan inteligente
O senador Alan Rick (UB) não é, atoa, pelo menos por enquanto, o nome mais falado para o Governo em 2026. Tem se comportado bem para quem vai fazer esse enfrentamento, tem uma excelente assessoria. Um dos muitos acertos: afirmar estar decidido a ficar no palanque do candidato a prefeito do governador Gladson Cameli (PP), o Alysson Bestene (PP). Primeiro que ainda tem tempo suficiente para que mudanças significativas ocorram, inclusive a possibilidade de estar todo mundo junto, entre outros quitais. Enquanto seu lobo não vem, Alan garante o bem estar de seu grupo, todo acomodadinho. Não repete o Petecão (PSD), que briga e ferra todo mundo ao seu redor.

Foco da Mailza
A vice-governadora Mailza Assis (PP) está determinada a consolidar a reeleição do atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP). Além do apoio moral, começa a cair na conta daquela prefeitura as emendas dela da época de senadora, para obras importantes, como a recuperação total da avenida Copacabana, a mais antiga da cidade.

Sem terceira via
Não haverá terceira via na disputa pela prefeitura de Bujari. Pelo menos segundo os números mais recentes que vi. O atual prefeito, João Padeiro (PDT), e o ex, Michel Marques (UB), estão empatados tecnicamente, bem acima dos demais pretendentes. É real, acredite.

Apoio de peso
Ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Juracy Nogueira desistiu de disputar as eleições deste ano. Vai ajudar o vereador Francisco Piaba (UB) em sua tentativa de reeleição. É um apoio importante.

Prioridade do MDB
A cúpula do MDB decidiu focar em duas candidaturas a prefeito, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Inclusive do ponto de vista financeiro. Nos demais municípios, será praticado uma espécie de escambo, a troca de apoios.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas