Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Pela primeira vez uma eleição no Acre vai ter nove pessoas disputando o Senado, exatamente quando só tem uma vaga

Publicado

em

O Acre, como todos os demais Estados da Federação, tem três Senadores, com mandatos de oito anos. A escolha acontece a cada quatro anos, sendo que numa vez escolhe dois, noutra um. Esse ano, é a vez de eleger só um. E é exatamente esse ano que estão na disputa o maior número de concorrentes da história. São nove, com pelo menos três meio embolados, ao menos segundo as últimas pesquisas. Na verdade, isso é bom para o eleitor, que tem a opção de escolher da forma como faz as compras no mercado. As alternativas são diversificadas, para todos os gostos, desde os mais liberais, até xiitas da esquerda.

Vejamos a lista: Alan Rick (UB), Jenilson Leite (PSB), Ney Amorim (Podemos), Márcia Bittar (PL), Vanda Milani (PROS), Sanderson Moura (PSOL), Dimas Sandas (Agir), Dr. Carlos Beyrute (PSDB) e Nazaré Araújo (PT).

Se para apenas uma vaga surgiram tantos concorrentes, vamos imaginar antecipadamente o cenário de 2026, quando haverá disponibilidade de duas vagas…O Senado, admitem os políticos, é o paraíso dos cargos eletivos. São tantas vantagens que o Senador Sérgio Petecão me disse um dia que passou um ano para descobrir tantos direitos que tem um Senador.

Traque

Informação quentinha, depois de uma pesquisa interna desta sexta-feira, 12, em que o pessoal do vermelho se decepcionou com os números, broxantes para quem se auto anunciou como tendo sido cobrado pelo povo para disputar a eleição: a coordenação da campanha vai sugerir o descolamento da campanha do Lula, para ver se melhora a performance.

Embolou

Klemer

O cenário político pós-convenções partidárias ainda está uma embuança, como diz o acreaníssimo Antônio Klemer, em acreanês clássico.

Muita gente foi cortada e aparada, outro tá ariado, que nem cachorro de seringueiro em caminhão de mudança.

Aliás, me contaram que Klemer está percorrendo varadouros e botando aratacas, atrás de recursos para publicar nova Edição do Manual de Sobrevivência na Terra Onde O Cupuaçu Abunda, um capitão de acreanices dialectológicas que a mundiça lambe os beiços pra possuir na cabeceira.

Quem quiser ajudar, avie!

Dilema

A Igreja Assembleia de Deus Rio Branco, presidida pelo pastor Luiz Gonzaga, está vivendo um dilema nessa eleição: suas duas fiéis mais fiéis, Jesuíta Arruda e Mailza Gomes, estão na disputa eleitoral em campos opostos. Jesuíta é candidata a deputada federal pelo PSD de Petecão, Mailza é vice de Gladson Cameli (PP). E agora, Senhor?

Romaria da bispa

Antônia Lúcia, candidata a deputada federal, e Jairo Carvalho, candidato a estadual, pelo Republicano, estão andando igreja por igreja na companhia do sogro de Jairo, Pedro Abreu, que é presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus. Se vai dar certo, só Deus sabe.

Sem suplente

Candidato a Senador dos mais bem colocados nas pesquisas, Alan Rick (UB) ainda não tem seu primeiro suplente definido. Até terça-feira, 16, tem que ter essa figura para apresentar a sociedade.

Sai na frente

Ney Amorim, candidato a Senador pelo Podemos, deu um passo decisivo ao convidar e ouvir um sim da primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima, para ser sua primeira suplente.

Forte demais

Pelas informações sobre os quais tive acesso nas últimas horas, vai ser difícil derrotar o governador Gladson Cameli (PP). Ele foi bom para servidor público e gerenciou a pandemia como nenhum governador no Brasil.

Finalmente

Márcio Pereira deu uma movimentada na secretaria de Turismo, borocoxo até ele assumir. Está preparando uma grande divulgação da Expojuruá, marcada para acontecer entre os primeiro e quatro de setembro na Arena Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Afugenta candidato

Enganado por todos os candidatos que apoiou nas últimas cinco eleições, um famoso pastor do Calafate, presidente da maior igreja daquela região, estabeleceu uma proposta tão dura para futuros visitantes candidatos que, segundo ele mesmo, poucos pretensos devem ter coragem de, inclusive, iniciar uma conversa.

Briga no ninho tucano

Ainda não está resolvida a pendenga entre o deputado estadual Luiz Gonzaga e a direção de seu partido, o PSDB. O desfecho pode ser muito ruim para o parlamentar, uma vez que a executiva nacional se absteve da confusão.

Giro da PM

Miguel com o pai, Natanael, e o grupamento do Giro

O João Miguel, meu sobrinho neto, completou cinco anos nesta sexta-feira, 12, e fez um pedido inédito aos pais: que o tema da festa fosse o Giro da Polícia Militar do Acre. Foi atendido. O bolo e os demais adereços todos lembravam esse batalhão sobre motocicletas da PM. A maior surpresa para ele, no entanto, foi a presença de uma guarnição na hora da festa. Os militares chegaram em suas motos e o Miguel, claro, quase desaba de tanta alegria. Aos militares ele disse o seguinte, depois de servir o lanche: “Quero ser igual a vocês quando crescer”.

É a Polícia Militar do Acre, uma das mais honestas do Brasil, mais bem paga, chamando a atenção da turminha da primeira idade.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas