Connect with us

ACRE

Concurso promovido pelo Governo entre chefs de cozinha na Cidade do Povo encerra festival de gastronomia

Publicado

em

Muito sabor e emoção. Essa é a frase que melhor define o Festival Enchefs Acre – Saberes e Sabores, que aconteceu na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, no bairro Cidade do Povo, nos últimos quatro dias.

A escola que é um dos centros de ensino profissionalizante do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre – Ieptec/Dom Moacyr, foi, pela primeira vez, palco do festival, encerrando na tarde desta sexta-feira, 3.

O evento acontece em nível nacional (Festival Enchefs Brasil), sendo essa a quinta vez que é sediado no Acre. A cada ano, o Enchefs Brasil reúne, em um estado diferente, profissionais, universitários, e amantes da gastronomia em geral.

Evento acontece em nível nacional (Festival Enchefs Brasil), sendo essa a quinta vez que é sediado no Acre Foto: Neto Lucena/Secom

O objetivo principal do festival é promover o turismo gastronômico, além da valorização da culinária brasileira, mas  também é uma oportunidade de revelar talentos, favorecer a troca de experiências, contribuir com a expansão da profissionalização e das riquezas gastronômicas de cada região.

Um evento desse porte mobiliza diferentes esferas como, por exemplo, a Cultural, do Turismo, e da Economia local, setores que sempre receberam uma atenção especial e constante do governo do Estado.

Objetivo principal do festival é promover o turismo gastronômico, além da valorização da culinária brasileira, mas  também é uma oportunidade de revelar talentos Foto: Neto Lucena/Secom

O festival que teve um expressivo número de inscritos (cerca de 200) para prestigiar as atividades realizadas na escola, contou com momentos marcantes, como a performance dos renomados chefs da gastronomia regional, os embaixadores do evento, Thalita Figueiredo, Rafaela Brozzo e Deocleciano Brito, que apresentaram aulas shows, ensinando, na prática, o preparo de pratos como a moqueca de pirarucu no tucupi com jambu.

Também estiveram prestigiando o Festival Enchefs Acre, o presidente do Ieptec/Dom Moacyr, Francineudo Costa e o coordenador-geral da Escola de Gastronomia, Márcio Aguiar.

Na opinião do chef Deocleciano Brito, o festival aconteceu em um ambiente que fez toda a diferença para o sucesso do evento Foto: Neto Lucena/Secom

Na opinião do chef Deocleciano, o festival aconteceu em um ambiente que fez toda a diferença para o sucesso do evento. “Nós tivemos o privilégio de estar no lugar mais equipado que existe para realizar um evento desse porte aqui no estado, a Escola de Gastronomia. Se não fosse o apoio do governo do Estado, não teríamos realizado esse grandioso evento”, disse o chef, que já revelou que a escola será, mais uma vez, palco da disputa, ainda este ano.

Batalha final do Concurso Enchefs Acre

Evento contou com aula show “Churrasco na Parrilha”, onde os presentes puderam experimentar das carnes preparadas pelo especialista na área, Daniel Cruz Foto: Neto Lucena/Secom

Para marcar o encerramento do festival, além de palestra e uma aula show com o tema: “Churrasco na Parrilha”, onde os presentes puderam experimentar das carnes preparadas pelo especialista na área, Daniel Cruz, aconteceu a tão esperada batalha final do Concurso Enchefs Acre, que teve início no segundo dia de evento, e foi um espetáculo a parte. Dos oito competidores do início da competição, restaram quatro na final, sendo os chefs Jairo Mourão, Tarcísio Furteko, Kamilla Mantovanele e Rafysa Assem.

Chef Kamilla foi a grande campeã, com o prato carpaccio de pirarucu com tartare de banana da terra Foto: Neto Lucena/Secom

A batalha foi acirrada e emocionante, sendo disputada em três categorias: Confeitaria, Panificação e Cozinha Quente.  E as mulheres ganharam o primeiro e o segundo lugares, sendo a chef Kamilla, a grande campeã, com o prato carpaccio de pirarucu com tartare de banana da terra. O prato da chef Rafysa, um filé de filhote com purê de açaí e cuscuz marroquino, ficou na segunda colocação.

O prato da chef Rafysa, um filé de filhote com purê de açaí e cuscuz marroquino, ficou na segunda colocação Foto: Neto Lucena/Secom

O resultado vai proporcionar a essas profissionais da gastronomia a oportunidade de participar, em Belém do Pará, no mês de dezembro, do Festival Enchefs Brasil 2021, representando o estado do Acre.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas