Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Cortejo Cênico celebra Dia Mundial do Teatro com homenagens, apresentações e reflexões o Acre

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, diversos grupos teatrais de Rio Branco se unem para realizar um cortejo cênico especial com homenagens, apresentações e reflexões que destacam a importância da arte nas comunidades. Organizado pela Federação de Teatro do Acre na semana de espetáculos do Festival de Teatro Fetac em Cena, o cortejo terá início às 8h, na Praça da Revolução, em frente à prefeitura municipal, e percorrerá pontos centrais da capital.

Durante o percurso, está prevista uma comovente homenagem a figuras que marcaram a história do teatro, incluindo Matias, Maués Melo e Beto Rocha. O evento encerrará na Praça Povos da Floresta com apresentações teatrais, incluindo teatro de lambe-lambe (técnica de teatro de animação de curta duração com apoio de uma caixa cênica) “Nussoken – A Terra Sem Males”, da Trupe Espantalho de Arcoverde, e a performance “Caixão Panelão”, do Grupo do Palhaço Tenorino – Teatro GPT, com a presença dos grupos filiados.

De acordo com o presidente da Fetac, Lenine Alencar, será um dia alegre para celebrar e lembrar a luta por políticas públicas para a arte e a cultura: “Vamos começar com um grande cortejo artístico e criativo, e teremos espetáculos à tarde e à noite. Vai ser um dia bem diversificado de atividades culturais […] e de luta por políticas públicas e pelo direito à arte e à cultura”, explicou.

Segundo a coordenadora de programação da Fetac, Claudia Toledo, o cortejo destaca a relevância cultural e artística do teatro na comunidade local. “É um cortejo que tem como foco celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, mas a gente também vem nessa celebração para mostrar aquilo que a gente quer expressar através da arte”, disse a artista.

Encerramento do Festival Fetac em Cena

A primeira mostra de 2024 do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena teve início na última sexta-feira, 22, e se encerra nesta quarta-feira, 27, em Rio Branco, com as apresentações “Carcinoma”, da Cia Visse e Versa, às 15, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja); e “A Saga das Marias”, do grupo Vivarte, às 19h30, no Teatro de Arena do Sesc Centro. A entrada é franca e as apresentações possuem acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais.

Penúltimo espetáculo do festival Fetac em Cena, Carcinoma retrata um encontro da arte com a realidade. A atriz-personagem dialoga com a trajetória caminhada contra o câncer de mama, e compartilha o que foi construído a partir das etapas vencidas, prevalecendo a poética de uma dramaturgia que passeia entre o real e o imaginário.

Fechando a programação, o grupo Vivarte apresenta a “Saga das Marias”. O espetáculo propõe uma fusão entre a cultura do sertão árido e a densa floresta, dando vida a um dos nossos berços culturais e ancestrais. O espetáculo conta a história de duas mulheres raizeiras, rezadeiras e seringueiras vivendo e trabalhando na floresta.

Uma nova mostra do Festival de Teatro Acreano Fetac em Cena está prevista para ser realizada ainda este ano, em municípios da regional Tarauacá-Envira, no interior do estado. A divulgação completa será publicada na página da Federação de Teatro do Acre @fetac_acre, no Instagram. [Assessoria]

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas