POLÍTICA
Desconfiança no STF atinge 52% no Acre e supera confiança na Corte em 26,7 pontos

Levantamento realizado pelo Instituto Delta e divulgado pela TV Gazeta aponta que a maioria dos acreanos entrevistados afirma não confiar nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os dados da pesquisa, 52,04% responderam que não confiam na Corte.
Em contrapartida, 25,31% disseram confiar nos ministros do STF, enquanto 16,32% se declararam indiferentes ao tema. Outros 6,33% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Os números revelam que a desconfiança supera a confiança em 26,73 pontos percentuais. Na prática, isso significa que, para cada grupo de 100 entrevistados, aproximadamente 52 manifestam falta de confiança no Supremo, enquanto 25 demonstram posição favorável à instituição.
O resultado sugere um ambiente de forte divisão na percepção sobre o Judiciário brasileiro entre os eleitores acreanos. Em um cenário político marcado pela frequente exposição das decisões do STF no debate público nacional, a avaliação sobre a Corte tende a se refletir também nas discussões políticas locais.
Os dados fazem parte da pesquisa Delta, encomendada pela TV Gazeta, realizada entre os dias 1º e 6 de junho de 2026. O levantamento ouviu 1.201 eleitores em 18 municípios do Acre e possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Os resultados foram divulgados pela TV Gazeta e reproduzidos por veículos de comunicação do estado.












