Connect with us

POLÍTICA

Dono de instituto de pesquisa faz prognósticos para as eleições 2022: “Gladson tem que escolher seu vice”

Publicado

em

Evandro Cordeiro, especial para o Acrenews

O sociólogo Francimar Façanha de Almeida, dono de um dos institutos de pesquisas de boa reputação no Acre, o Delta, disse que não gosta de fazer prognósticos. “Faço diagnóstico”, avisou ao Acrenews, quando foi sondado para uma entrevista daquelas de final de semana, na verdade um descontraído bate papo. No final acabou seduzido pela verve política que todo acreano tem e terminou fazendo prognósticos para dedéu. Ele tem bagagem. Faz pesquisa eleitoral no Acre há 15 anos, com resultados satisfatórios. A nossa reportagem falou sobre a disputa pelo Senado, que se desenha uma peleja sem precedentes, sobre as regras que devem balizar a disputa e sobre o governador Gladson Cameli (Progressistas). Para Francimar, o próprio Gladson deve escolher seu vice. “É pessoal”, salienta. Por telefone, nosso “mago” respondeu rapidinho nossas perguntas.

Veja as respostas:

Acrenews – Como o senhor enxerga a disputa para o Governo em 2022?

Francimar – Estando há mais de um ano das eleições, acho que a campanha já começou. Com a determinação do Senador Petecão (PSD) de disputar o Governo e também do deputado Jenilson Leite (PSB), fica estabelecida uma nova correlação de forças. O senador Petecão não estará no palanque do governador Gladson Cameli (Progressistas) e não podemos ignorar a candidatura do PT, que ainda tem uma boa fatia do eleitorado no Acre.

Acrenews – As pessoas já discutem, no Acre, as eleições de 2022 ou esse interesse tem diminuído?

Francimar – Não, não. O acreano respira política. As eleições de 2022 já são discutidas em todas as esferas da sociedade rio-branquense e acreana.

Acrenews – Como sociólogo e experiente pesquisador, o que o senhor prevê para as eleições. Já tem favoritos a essa altura?

Francimar – Eu faço diagnóstico, não faço prognóstico, irmão, mas arrisco dizer que podemos ter surpresas, principalmente, na eleição para o Senado. São muitos candidatos para uma vaga.

Acrenews – Que surpresa?

Francimar – Em 2002, salvo engano, tinham sete candidatos, entre os quais dois da então Frente Popular. Se elegeram Marina Silva, do PT, e Geraldo Mesquita, do PSB. Os cinco da oposição, que se dividiram, só assistiram o pleito. Entendeu o que eu quis dizer?

Acrenews – O governador Gladson Cameli deve disputar a reeleição pelo Progressistas ou ele muda de partido?

Francimar – Eu acredito que o governador vai continuar no PP e disputar a reeleição lá.

Acrenews – O senhor tem ideia de quem será o vice do governador Gladson na próxima eleição?

Francimar – Vice é uma escolha pessoal do candidato a Governo. Na maioria das vezes que foi imposto por acordos políticos deu errado. Ele deve ter aprendido.

Acrenews – O grande gargalo da próxima eleição parece ser a montagem de chapas, uma vez que não tem mais coligações nas proporcionais. Quem sobreviverá a isso?

Francimar – Se mantendo a regra atual, sem coligações, no Acre formarão chapas fortes o PP, PLS, MDB e PSD, podendo entrar neste time o PDT.

Acrenews – Nessa questão da formação de chapas, o voto distritão salvaria a lavoura de muita gente. E vai ser votado no Congresso nos próximos dias. Vai passar o distritão, cuja regra é se elegerem os mais votados?

Francimar – Acredito que não passa. O Distritão diminui a representatividade partidária. É bom para os caciques. Perpetuará no poder os que já tem mandato, negando oportunidade para quem quer disputar um cargo eletivo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Casa do Artesão do Vale do Juruá Luiz de Melo é reinaugurada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Na noite de sexta-feira, 15, foi realizada a reinauguração da Casa do Artesão do Vale do Juruá Luiz de Melo.  O Projeto de revitalização contou com o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, da Associação dos Artesãos do Vale do Juruá (ASSAVAJ), da Master Ideias, do Sebrae e a execução ocorreu por meio da Fundação do Banco do Brasil “Reciclar para Viver”.

O espaço cultural é administrado pela Associação dos Artesãos do Vale do Juruá, que tem 42 associados, sendo uma marca de referência nacional e internacional.

A presidente da associação, Nilma Nascimento, e a vice-presidente, Rosa Ribeiro, contaram durante o evento sobre o trabalho que é desenvolvido e endossaram sobre a sua felicidade em ver o local sendo revitalizado.

A secretária de turismo e empreendedorismo Gleiciane Cruz relatou que esse projeto surgiu para proporcionar um destaque ainda maior para o trabalho que já é realizado.

“Esse é um trabalho que ficou muito bonito, destacando o trabalho dos nossos artesãos e também a forma estrutural.  Aqui tem pinturas que trazem a imagem dos nossos pontos turísticos e só temos a agradecer o apoio de todos que nos ajudaram para tornar isso possível”, disse a secretária.

O Gerente do Banco do Brasil Sérgio Miranda relatou que foi uma honra poder participar do projeto.

“Através do Banco do Brasil e Fundação conseguimos incentivar essa integração social que é almejada por muitos, sendo um projeto que pode ser feito por diversos lugares no país, desde que obedeçam aos requisitos”, frisou Sérgio.

O Deputado Nicolau Júnior, que também esteve presente no evento parabenizou a ação. “Esse é um projeto muito bonito, que vem a ajudar os nossos artesãos a ganharem cada vez mais destaque, parabéns a todos pela iniciativa”, pontuou ele.

O prefeito Zequinha Lima agradeceu o apoio das instituições parceiras.

“Hoje não conseguimos realizar nada sozinhos, sempre precisamos das instituições parceiras, então esse projeto é a junção de esforços que deu um excelente resultado para os nossos artesãos com esse espaço para exporem seu trabalho”, destacou ele.

Continue lendo

POLÍTICA

Márcio Bittar cumpre agenda interminável com Gladson em entrega, lançamento e anúncio de obras

Publicado

em

Por

Fotos: ContilNet

O senador Márcio Bittar está no Acre para acompanhar o início das obras que estão sendo realizadas a partir de emendas liberadas para a infraestrutura do Estado. Ao todo, um total de R$ 590 milhões foi destinado em recursos.

Neste sábado (16), uma comitiva do Governo, secretários e lideranças do Alto Acre participa de uma visita técnica aos locais em que estão acontecendo as algumas das principais: a Estrada da Variante, em Xapuri; o Anel Viário do Alto Acre e muito em breve, a construção da Ponte da Sibéria, que ligará finalmente as zonas urbana e rural de Xapuri.

Em Rio Branco, o senador se reúne com as equipes da prefeitura e do governo para acompanhar o andamento dos projetos do Novo Mercado Municipal, a construção do Elevado da Ceará e o entorno da Avenida Chico Mendes, ambas obras fundamentais para desafogar o intenso fluxo de veículos e melhorar a segurança dos pedestres.

Participam das agendas de sábado o governador Gladson Cameli, diretor do Deracre Petrônio Antunes, professora e pré-candidata ao Senado, Márcia Bittar, além de secretários e chefes da equipe de Gladson.

Com informações ContilNet.

Continue lendo

POLÍTICA

Grupo da senadora Mailza Gomes faz café da manhã e em seguida se espalha em Rio Branco para distribuir panfletos

Publicado

em

Por

A senadora Mailza Gomes (Progressistas) ganhou um café da manhã na sede do partido dela, o Progressistas, na manhã deste sábado, 16. Alguns secretários da prefeitura, entre eles Eracides Caetano, da Agricultura, além de militantes, prestigiaram o evento, que virou uma festa.

Após se refestelar com o café, os militantes progressistas ganharam às ruas de Rio Branco, distribuindo um panfleto por meio do qual a senadora faz uma espécie de prestação de contas de seu mandato. Mailza e seu grupo mostram organização com objetivo, sobretudo, de fazer com que uma reeleição dela figure como competitiva.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia