Connect with us

ELEIÇÕES

Eleições 2022: Instituições aderem à rede do TRE-AC de combate à desinformação

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 1º, foi realizada a assinatura do Pacto pela Democracia – um acordo firmado entre à Justiça Eleitoral e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Ministério Público Estadual e Federal, Justiça Federal, OAB/AC, Polícia Militar e Polícia Federal, visando reduzir os efeitos nocivos provocados pela disseminação da desinformação, durante todo o processo eleitoral deste ano.

Durante o encontro, o Presidente do TRE acreano ressaltou que o combate à desinformação deve ser feito de forma proativa e cooperativa, em parceria com instituições públicas e privadas. “Precisamos produzir confiança e isso significa envolver todas as instituições. Esta parceria evidencia que estamos juntos nessa caminhada”, afirmou o Desembargador Francisco Djalma. Segundo ele, a segurança do processo eleitoral e o enfrentamento da desinformação são dois grandes desafios das eleições deste ano.

Na oportunidade, a Diretora-Geral do TRE-AC destacou que, através do Pacto pela Democracia, as instituições se comprometem em manter canal de comunicação direto com a Justiça Eleitoral, além de contribuir para a propagação de informações sobre o sistema eletrônico de votação e a integridade do processo eleitoral. “Esse é um desafio que exige o envolvimento de todos as instituições”, enfatizou Rosana Magalhães.

Participaram do encontro a Presidente do TJAC, Desembargadora Waldirene Cordeiro; o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Acre, Procurador Danilo Lovisaro do Nascimento; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Rodrigo Aiache Cordeiro; o Juiz Federal, José Geraldo Amaral Fonseca; o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no Estado do Acre, Ricardo Lagos; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Acre, Coronel Paulo César; e a Delegada da Polícia Federal, Letícia Rolim.

Na ocasião a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou a obrigação das instituições em tratar sempre com a informação a todos que farão uso do estado de democracia. “O TRE-AC pode contar com o apoio do Judiciário, e a informação faz parte da nossa obrigação enquanto servidor, enquanto servir o jurisdicionado, o eleitor, o eleitorado como um todo. O fortalecimento só trará bons frutos para o exercício da democracia brasileira”, disse. 

“O Ministério Público atua nas eleições como fiscal do cumprimento da lei, de forma a evitar abusos, garantindo o equilíbrio da disputa e a lisura do pleito. Precisamos combater mentiras que atentem contra o Estado democrático de direito”, afirmou o Procurador Danilo Lovisaro, que presenteou o presidente do TRE-AC com uma camiseta da campanha institucional do Ministério Público intitulada “Democracia – confirma”.

O presidente da OAB destacou a importância da união de esforços entre a Justiça Eleitoral e entidades preocupadas com a garantia de divulgação de informações confiáveis e transparentes para o combate às notícias falsas e aos discursos de ódio. “Defender o Estado Democrático de Direito é um dos juramentos que o advogado faz quando vai receber a sua carteira. Defender o sistema eleitoral de ataques e desinformações é condição obrigatória para que a OAB desempenhe a sua tarefa constitucional”, enfatizou Rodrigo Aiache.

O Procurador-Chefe do Ministério Público Federal demonstrou apoio à Justiça Eleitoral, que tem realizado um esforço muito grande, mesmo submetida a ataques e desinformação. “Contem com a parceria da nossa instituição. Juntos vamos combater a desinformação e vamos despertar e gerar confiança nos cidadãos”, disse Ricardo Alexandre Lagos.

“A Justiça Eleitoral está sendo apenas a face mais visível de todas as Justiças neste ano. Estamos nessa caminhada juntos, todos do mesmo lado. Juntos, vamos combater a desinformação e teremos um pleito eleitoral dentro da legalidade”, destacou José Geraldo Amaral Fonseca Júnior – Diretor do Foro da Justiça Federal.

O presidente do TRE-AC concluiu pedindo o irrestrito apoio das instituições neste desafio de combater a desinformação. “Que façamos uma Eleição em paz e segurança. A democracia é inegociável”, concluiu o Desembargador Francisco Djalma.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ELEIÇÕES

Governador Gladson toma café com Bolsonaro na próxima quinta-feira, no Palácio do Alvorada

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O governador Gladson Cameli (PP) toma café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima quinta-feira, 11. Candidato à reeleição pelo PP, Cameli e todos os demais candidatos a governador pelo PP no país estão relacionados para o quebra-jejum. A senadora Mailza Gomes (PP), candidata a vice de Gladson, também é convidada.

A reunião com o presidente vem sendo organizado pelo presidente nacional licenciado do PP, o senador Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil e operador político do presidente.

Gladson disse que vai aproveitar o encontro com o presidente e pedir o apoio dele. O objetivo é repetir em 2022 a mesma votação de 2018.  “Porque vamos lutar para mantermos o índice de votos que ele teve no Acre em 2018, quando, de cada 10 eleitores, sete votaram em Bolsonaro”.

Continue lendo

ELEIÇÕES

“Candidatura do PT não empolgou ninguém da esquerda porque Jorge Viana é egocêntrico”, diz candidato do Agir

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O candidato a governador do Acre pelo Agir, professor David Hall, protagonizou polêmica numa discussão em rede social com o deputado petista Daniel Zen. O ponto central é sobre abertura de conversa do PT com partidos do mesmo campo, a esquerda. “Vocês perderm a eleição, mas não perdem a prepotência”, escreveu Hall.

O candidato a governador pelo Agir disse ao AcreNews que não sentou, nem vai sentar com o PT. O motivo é o recorrente. A boçalidade do ex-senador petista, que pousou na pré-campanha como se o Acre estivesse lhe implorando para que dispute a eleição.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Mesmo filiado ao União Brasil, prefeito de Sena Madureira reafirma apoio à reeleição de Cameli

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, do União Brasil, reafirmou seu apoio à reeleição do governador Gladson Cameli (PP). Ele gravou um vídeo com o secretário da Seinfra, Cirleudo Alencar, por meio do qual reafirma o compromisso de seu município com o governador.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas