Connect with us

POLÍTICA

Em clima de entusiasmo PCdoB inaugura espaço que homenageia militantes históricos

Publicado

em

Integrantes do PCdoB de todo o Acre se reuniram nesta sexta-feira (29), em Rio Branco, durante a reinauguração da sede do partido. No ato, foi entregue o espaço Rita Batista, que homenageia além dela, militantes históricos do PCdoB, como José Sidenir (Sidenir do Sindicato), Eliana Cavalcante e José de Arimatéia. O painel foi pintado a partir de técnicas de grafite, por artistas de rua da capital acreana.

O presidente do PCdoB no Acre, ex-deputado Eduardo Farias, disse que este ano é decisivo para as frentes progressistas de esquerda. Ele pontuou que o país enfrenta a violência política, provocada pela onda bolsonarista.

“Agora, no país, o que está em jogo é a vida, ameaçada pela violência desse grupo que está no poder hoje, coordenado por esse fascista, que é o Bolsonaro. Quando fala ‘a eleição das nossas vidas’, literalmente das nossas vidas. Portanto, esse é um ato especial”, disse Eduardo Farias.

Márcio Batista, filho da professora Rita Batista, lembrou a trajetória da mãe dentro PCdoB e a luta pelas causas sociais e humanitárias. Também destacou o trabalho de Sidenir do Sindicato e José de Arimatéia, bem como a luta de Eliana Cavalcante.

“Eu gosto muito quando ouço alguém se referir a ela como Maria Rita, porque ela representa as Marias, mães desse país, que transpõem as dificuldades, os obstáculos da opressão da mulher no Brasil. Essa é a Maria Rita, que me produziu, que me fez, que construiu o meu caráter. Esse painel por si só, ele já seria suficiente para mobilizar a nossa presença. Quando eu olho Arimatéia, que foi um ativista da luta racial, da luta por igualdade entre os povos quando nem se falava de democracia racial no Acre, estava Arimatéia a embalar as bandeiras de uma sociedade democrática e plural. Quando eu olho para o Sidenir, eu vejo a luta dos trabalhadores rurais, a luta daqueles que pelejam até hoje para que façamos uma efetiva reforma agrária no Brasil”, e acrescentou sobre Eliana Cavalcante: “a alegria. Esse é o traço inequívoco da Eliana, que merece toda nossa reverência aqui”.

Durante a inauguração do espaço, os familiares de Rita Batista, Sidenir, Arimatéia e de Eliana Cavalcante foram homenageados.

Em discurso, o deputado estadual Edvaldo Magalhães afirmou que a inauguração do espaço Rita Batista carrega um simbolismo, sobretudo nestes tempos de ameaça à democracia.

“Esse momento é muito simbólico. Nós estamos vivendo no Brasil a maior das ameaças que o movimento progressista poderia imaginar, aliás que nem poderia imaginar que pudéssemos viver, que é a ameaça democrática. Nós estamos há 65 dias das eleições, inaugurando um espaço que tem o Arimatéia, que tem o Sidenir, que tem a Eliana e que tem a Maria Rita. Cada um no seu tempo, no seu jeito ajudou a construir belas páginas da luta popular, sindical, da luta democrática do Acre e do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Edvaldo Magalhães ressaltou, ainda, que é preciso coragem e clareza da luta que está posta. Para ele, o momento é de resistência da luta e dos sonhos por um Acre e um Brasil melhor.

“No momento em que o Acre vive uma encruzilhada histórica, é preciso ter coragem, não se acovardar para encarar a luta. Nós estamos inaugurando o espaço da resistência para dizer: aqui é fora Bolsonaro, é Lula presidente. Aqui é luta democrática, aqui é emancipação dos povos. Aqui são as nossas causas, os nossos sonhos. Nós vamos transformar isso aqui, abraçados com a Rita, com a Eliana, com o Ari e com Sidenir, nós vamos dizer para eles: ‘o sacrifício que vocês fizeram não vai ficar em vão”, pontuou.

A deputada federal Perpétua Almeida, que também participou da solenidade, destacou a pluralidade do PCdoB ao longo dos seus 100 anos de trajetória política no Brasil.

“O PCdoB é exatamente este partido, que acolhe todos que querem vir aqui defender um Brasil melhor, defender um Acre melhor. Quero dizer para vocês, que se Deus quiser, eu vou estar de volta, com Lula presidente”, ressalta.

[Assessoria]

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas