POLÍTICA
Em edição extra do Diário Oficial, Gladson exonera Procurador-Geral do Estado, João Paulo Setti

AC Jornal
O procurador geral do Estado do Acre, João Paulo Setti, foi exonerado nesta quinta-feira. A exoneração, assinada pelo governador Gladson Cameli (PP), saiu em edição extra do Diário Oficial (DOU), há pouco.
Setti, segundo apurou a reportagem, pouco ou quase nada contribuiu para o apoio jurídico – institucional nos últimos dias, diante da operação da PF sobre supostas irregularidades na gestão pública.
O chefe da PGE havia perdido o cargo em decisão controversa do vice, Major Rocha, na primeira semana de novembro, sob a acusação de supostamente integrar esquema de lavagem de dinheiro, chamado de “máfia dos precatórios”. Cameli reconduziu, que estava em missão oficial na Conferência do Clima, na Suíça, decidiu reconduzir o procurador ao cargo. Até o momento não houve provas de irregularidades na PGE, o que torna a decisão do vice intempestiva e exagerada.
A exoneração de Setti pode revelar a pouca efetividade da instituição que tem por obrigação de fazer a defesa do estado.
POLÍTICA
Em Twitter Gladson afirma que Acre está melhor hoje do que quando assumiu em 2019

O governador Gladson Cameli (Progressistas) usou as redes sociais neste domingo, 03, para afirmar que o Estado do Acre hoje é muito melhor de quando assumiu em 2019.
No tweet, o Chefe do Executivo falou do combate à pandemia da covid-19 e destacou que os obstáculos foram vencidos com trabalho e determinação.
“O Acre de hoje é um estado muito melhor que o que assumimos em janeiro de 2019. Enfrentamos uma pandemia nunca vista na história do mundo atual e vencemos todos os obstáculos com trabalho e determinação”, afirmou
POLÍTICA
Prefeitura é uma das vinte e sete cidades escolhidas para fazer parte do Programa Conta pra Mim

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fez o lançamento do Programa Conta pra Mim, junto com o Programa Criança Feliz, na tarde de quinta-feira,30, no Parque Urbano – Seringal Capitão Ciríaco. Rio Branco é uma das vinte e sete cidades do Brasil escolhidas pelo programa, para fazer parte do projeto piloto.
O programa fez a entrega de 750 kits de literacia familiar, que consiste em aplicar no dia a dia, nas convivências entre pais e filhos, práticas que estimulam a leitura e a convivência familiar. Os kits contêm vinte livros infantis e materiais orientativos, desta forma iniciaram as primeiras tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta envolvendo as políticas públicas de Educação e Assistência Social.
O projeto inicial é celebrado de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a Secretaria de Alfabetização – Sealf do Ministério da Educação – MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI do Ministério da Cidadania.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, enfatiza a importância da educação na vida de crianças, ao destacar que “é através da educação que conseguimos conquistar um futuro melhor, e como prefeitura, pensamos sempre em levar oportunidade para todos. Esse é um projeto que veio para agregar em muito nosso município”, diz.
“Os kits estarão atendendo as famílias de vulnerabilidade, que são nosso público alvo e junto também, as oportunidades de conhecimento e educação”, complementa Ivan Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico e Operacional.

O município de Rio Branco efetuou há 5 anos o Programa Criança Feliz, com uma meta ousada para atender 1.400 indivíduos nos oitos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS de nossa cidade. As visitas semanais atendem crianças de zero a 6 anos, Benefício de Prestação Continuada – BPC, grávidas e crianças sob medida protetiva/abrigo com visitas quinzenais. Vale ressaltar que o Programa Criança Feliz já realizou mais de 121 mil visitas domiciliares.
“Ser a única cidade do estado fazendo parte deste projeto mostra que o nosso trabalho no decorrer dos anos foi reconhecido, e que todo nosso esforço valeu a pena. É muito gratificante e esperamos que esses kits tragam para as crianças bons resultados e grandes oportunidades futuras”, explica Mircleide Mota, coordenadora do Programa Criança Feliz.
O programa passa a ser executado a partir de novembro, junto com os sessenta e um visitadores do Criança Feliz, explica Osvaldo Ângelo, coordenador do municipal do Programa Conta pra Mim. “Nossos visitadores já estão treinados com técnicas de leituras, aprimoramento e oficinas, para que possa ser levado às crianças o melhor”.
ELEIÇÕES
“Sou um soldado dessa eleição”, diz Bittar depois de agenda no Alto Acre com Gladson Cameli

Evandro Cordeiro
O senador Márcio Bittar (UB) fechou a sexta-feira feliz da vida, segundo disse ao AcreNews, após agenda de dois dias no Alto Acre na companhia do governador Gladson Cameli (PP). “Sou um soldado em ponto de bala nessa campanha”, diz um Bittar cheio de esperança na reeleição de Cameli e disposto a caminhar pelos quatro cantos do Estado até os últimos instantes da campanha.
Márcio Bittar fecha a semana com a aliança selada com o governador Gladson Cameli a contragosto dos opositores. MDB, PSD e a esquerda sabem que, juntos, os dois formam a aliança poderosa da campanha, embora Bittar advirta que eleição não se ganha antecipadamente. “Não tem nada ganho, mas não tem como esconder que nossa aliança é forte”, diz o Senador.
Márcio Bittar tem um dos currículos mais ricos dentre todos os senadores do Acre. Sua aproximação com o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi benéfica para o Acre em todos os sentidos. Por exemplo: somadas todas as emendas dele, inclusive as de relator, foram parar nos cofres dos municípios alguma coisa perto de R$ 1 bilhão. Tem prefeito que vai terminar o mandato e não vai conseguir concluir obras feitos das emendas de Bittar. Isso desde os aliados até prefeitos de siglas da esquerda. Todos levaram gordas quantias.
Bittar foi convidado, naturalmente, a coordenar a campanha de Gladson Cameli, responsabilidade da qual não se safara, mas prega a modéstia nesse momento. “Sou candidato a soldado da campanha”, afirma Márcio, cujos partidos que controla tem candidatos tão competitivos que o cientista político mais inadvertido admite: vão eleger maioria da bancada federal e estadual.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”