Connect with us

SAÚDE

Esclarecimento sobre a não instalação de tomógrafo no Hospital do Juruá

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) esclarece sobre a instalação do novo tomógrafo no Hospital Regional do Juruá que, devido a qualidade do equipamento e a estrutura existente no hospital foi necessária a construção de um novo espaço para instalação do mesmo, sendo esse local um complexo para realização de diagnostico por imagem.

Salienta, ainda, que a maioria dos materiais não são adquiridos no Acre, havendo necessidade de busca em outros estados, por meio de encomenda, com tempo moroso pra entrega por serem, muitas vezes, produzidos sob medidas especificas.

Por ser uma estrutura nova, foi necessário não só a parte de estruturação civil, mas também redimensionamento elétrico de toda a instituição para que não houvesse comprometimento das demais áreas do hospital, sendo o projeto executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Explica ainda que com a conclusão dos projetos arquitetônico e elétrico será realizada a vistoria técnica da fabricante e, o agendamento das 3 etapas da instalação (mecânica, eletrônica e capacitação) o que poderá ser concluída nos próximos 50 dias.

Outro ponto que cabe deixar explícito é o fato de não deixar a unidade e, consequentemente a população, descoberta desse tipo de exame, tanto com o tomógrafo existente na unidade quanto com o contrato, por meio de processo licitatório para cobertura da Rede estadual de saúde, tal qual é realizado nas unidades da capital.

Por fim, esta Secretaria deixa claro seu comprometimento com a saúde da população acreana e não tem medido esforços para cumprir e conseguir oferecer o melhor atendimento a todos que assim necessitem.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Tá no Diário: Portaria que suspende férias e licenças dos servidores a Saúde é publicada

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria N° 11/2022 assinada pela Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Vieira, que suspende as férias e licenças especiais e licenças prêmios dos servidores da área da saúde. A medida segue por conta da Situação de Emergência em Saúde assinada pelo prefeito Tião Bocalom (PP).

A Situação de Emergência assinada na semana passada foi por conta do aumento do número de casos de Covid-19, Influenza. Com isso, os profissionais que estavam de férias, licença, devem retornar aos trabalhos no prazo de 72 horas a contar a partir de hoje.

Sheila também informou que “ficam suspensas a contar de 1° de fevereiro, todas as férias, licenças e afastamentos legais dos profissionais da saúde municipal ou daqueles que desempenham funções essenciais”.

Ela também informou que “as licenças para tratamento de interesse particular caso necessário, serão interrompidas pela Secretaria Municipal, por motivo de força maior” e em caso excepcionais “os servidores acima de 60 anos, com comorbidades tais como cardiopatia, doenças renais, asma, diabetes, responsáveis por cuidar de uma o mais pessoas com Covid-19, gestantes e lactantes, positivos para Covid-19 (…) deverão passar pela Junta Médica do município e os que estão com Covid-19 deverão apresentar teste ou atestado médico.

Continue lendo

SAÚDE

Com novo contrato, Sesacre já realizou 9 cirurgias de coluna em Rio Branco

Anteriormente, unidade encaminhava pacientes para aguardarem em fila de espera de outro hospital

Publicado

em

Por

Assessoria

Nove pessoas já foram operadas da coluna no Pronto Socorro de Rio Branco em menos de dois meses. Os números refletem as transformações estruturais pela qual a unidade passou e que viabilizaram maior capacidade de atuação. Anteriormente, o paciente que recebia o diagnóstico da necessidade da intervenção cirúrgica era encaminhado para a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) e aguardava em uma lista de espera.

Nos próximos dias, outras três pessoas devem passar pelo procedimento, segundo informou o médico André Nunes Machado, especialista em coluna vertebral da equipe médica ortopédica desde novembro de 2021, quando a empresa Medtrauma passou a gerir o Pronto Socorro de Rio Branco. “A espera poderia durar meses e hoje não, quem chega aqui com essa necessidade já passa para a internação e sai daqui operado”, pontua.

Para que as cirurgias ortopédicas de coluna pudessem ser realizadas na unidade de urgência e emergência, foi necessária a realização de adequação do corpo técnico que atuava no local. Enfermeiros, maqueiros e médicos receberam capacitação para estarem aptos a lidarem com cirurgias de alta complexidade. Além disso, o espaço físico também precisou passar por adequações.

“Era inadmissível ter uma unidade desse porte e considerada de referência no estado, com um setor de ortopedia que não era habilitado a realizar esses procedimentos de extrema importância para a população. Quando assumimos aqui realinhamos todo o corpo técnico, fizemos contratações e capacitações para que essa problemática fosse solucionada. E estamos tendo excelentes resultados”, pondera Machado.

A empresa Medtrauma assumiu o setor de ortopedia em novembro de 2021 e ainda em novembro já havia sido realizada a primeira intervenção para reparação do traumatismo raquimedular (TRM), isto é, uma lesão que ocorre em qualquer região da medula espinhal. “É um dano em uma região sensível e o transporte do paciente para outra unidade representava riscos”, explicou o médico.

Novo direcionamento

A Medtrauma atua no Pronto Socorro de Rio Branco desde o dia 11 de novembro, quando assumiu a administração antes mesmo do prazo determinado em contrato, para auxiliar no atendimento dos pacientes. Na ocasião, a antiga gestora, a empresa Inao, havia encerrado o acolhimento, o que acarretou inclusive na intervenção de órgãos como Conselho Regional de Medicina (CRM).

Com a nova administração, mais de sessenta profissionais de saúde atuam agora no setor de ortopedia do Pronto Socorro se revezando entre as escalas de plantões. São profissionais administrativos, maqueiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cirurgiões, anestesiologistas, além de vinte e seis ortopedistas. O resultado, é que mais de 600 visitas médicas já foram realizadas no curto prazo de tempo.

Continue lendo

SAÚDE

Escola Samuel Barreira, na Cohab do Bosque, suspende aulas após casos de Covid-19

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Pais e alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Samuel Barreira, localizada na Cohab do Bosque, foram surpreendidos na manhã de hoje (18) com o comunicado de suspensão das atividades presenciais do grupo escolar devido aos casos confirmados de Covid-19.

Segundo o Comunicado da gestão escolar, a suspensão das aulas presenciais ocorreu mediante consulta ao Comitê de enfrentamento ao Covid-19.  “Informamos que as aulas continuarão sendo ministradas pelos professores, as de forma on-line e que a Secretaria e todos os demais setores da escola estarão atendendo de forma remota (…) Todas as informações e aulas serão enviadas e comunicadas nos grupos de WhatsApp e qualquer dúvida entrar em contato com os números disponibilizados ou com os professores de seus filhos”, diz o cartaz.

Informações extraoficiais dão conta de que pelo menos quatro professores testaram positivo para a doença. Eles teriam informado que apresentaram os sintomas por volta do dia 13, 14 e 15 de janeiro.

Alguns pais procuraram a equipe do AcreNews e manifestaram descontentamento com a postura da escola que não apresentou alternativas para garantir o acesso aos materiais como livros e apostilas aos alunos. Também questionaram a direção da divulgação ‘tardia’ da condição dos professores positivados.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia