ACRE
Estado leva projeto Abraço Cultural a Assis Brasil
O que esperar de um sábado à noite? Muita alegria, música, dança e teatro. Foi o que a população de Assis Brasil recebeu do projeto Abraço Cultural, promovido pelo governo do Acre, por meio da Fundação de Cultural Elias Mansour (FEM), no último sábado, 7.
O evento, que foi realizado em frente ao Ginásio Poliesportivo Sidney Nascimento Morais, arrastou uma multidão para as ruas da cidade.
O Abraço Cultural, que tem o propósito de democratizar as ações culturais fomentadas pelo governo, atingir os 22 municípios do Acre e incluir todos os trabalhadores e trabalhadoras em cultura do estado, chegou a sua terceira etapa, contemplando os municípios do Alto Acre. A primeira parada foi em Assis Brasil, distante 316 km da capital acreana, Rio Branco.
No palco, apresentou-se o grupo teatral Serven, que encenou ao público a peça A Morte me Chama. Para a coordenadora da trupe, Tacila Alenberg, a ação do governo do Acre é uma grande oportunidade para os trabalhadores da cultura, que estavam ociosos devido à pandemia.
“O governo está de parabéns por esse projeto tão especial para nós, que promovemos a cultura nos municípios, pois a pandemia prejudicou nossas atividades. Muitas vezes somos esquecidos, o que não é o caso desta gestão, que, juntamente com a Prefeitura de Assis Brasil, tem sido sensível à nossa classe, que tanto tem sofrido com este momento”, enfatizou Tacila.
O grupo de dança Coreo Dance também fez uma performance. “Estou muito feliz em poder subir nesse palco e fazer aquilo que tanto amo, que é dançar”, comemora a jovem Myrna Santos.
Os músicos JQS dos Teclados, Novais Souza, Natália Azevedo e Zezinho dos Teclados fizeram o público tirar o pé do chão e fazer aquele “piseiro” em meio à via pública.
A população aprovou o evento. “O governo está de parabéns, pois estávamos carentes desse tipo de ação aqui em nosso município. O evento foi muito bom”, opina a servidora pública Pamyla Farias.
O prefeito do município, Jerry Correia, comemorou o sucesso do evento e destacou a parceria com o Estado, que vai além do setor cultural. “Agradecemos a toda a equipe da FEM, que está nos ajudando neste evento. O governo do Acre tem sido um grande e importante parceiro para o município de Assis Brasil, em todos os setores”, afirma Jerry.
Além de fomentar a cultura e incentivar os artistas locais, o projeto Abraço Cultural tem como objetivo aquecer a economia, apoiando os pequenos empreendedores que trabalham com a comercialização de alimentos e bebidas.
“Para os vendedores de alimentos, é uma oportunidade de poder vender e ter nosso dinheirinho no bolso. Ainda mais que passamos mais de dois anos praticamente parados devido à falta de eventos. Hoje já vendemos o que não vendíamos em um mês”, celebra sorridente, Ronaldo Ferreira, vendedor ambulante.
O projeto continua nesta semana em Xapuri, na quarta-feira, 11; em Epitaciolândia, na sexta, 13; e em Brasileia, no domingo, 15.
[Agência Ac]
You must be logged in to post a comment Login