Connect with us

ACRE

Estado leva projeto Abraço Cultural a Assis Brasil

Publicado

em

O que esperar de um sábado à noite? Muita alegria, música, dança e teatro. Foi o que a população de Assis Brasil recebeu do projeto Abraço Cultural, promovido pelo governo do Acre, por meio da Fundação de Cultural Elias Mansour (FEM), no último sábado, 7.

O evento, que foi realizado em frente ao Ginásio Poliesportivo Sidney Nascimento Morais, arrastou uma multidão para as ruas da cidade.

O evento contou com grande participação popular. Foto: Alessandro Silva

O Abraço Cultural, que tem o propósito de democratizar as ações culturais fomentadas pelo governo, atingir os 22 municípios do Acre e incluir todos os trabalhadores e trabalhadoras em cultura do estado, chegou a sua terceira etapa, contemplando os municípios do Alto Acre. A primeira parada foi em Assis Brasil, distante 316 km da capital acreana, Rio Branco.

No palco,  apresentou-se o grupo teatral Serven, que encenou ao público a peça A Morte me Chama. Para a coordenadora da trupe, Tacila Alenberg, a ação do governo do Acre é uma grande oportunidade para os trabalhadores da cultura, que estavam ociosos devido à pandemia.

“O governo está de parabéns por esse projeto tão especial para nós, que promovemos a cultura nos municípios, pois a pandemia prejudicou nossas atividades. Muitas vezes somos esquecidos, o que não é o caso desta gestão, que, juntamente com a Prefeitura de Assis Brasil, tem sido sensível à nossa classe, que tanto tem sofrido com este momento”, enfatizou Tacila.

O grupo de dança Coreo Dance também fez uma performance. “Estou muito feliz em poder subir nesse palco e fazer aquilo que tanto amo, que é dançar”, comemora a jovem Myrna Santos.

Os músicos JQS dos Teclados, Novais Souza, Natália Azevedo e Zezinho dos Teclados fizeram o público tirar o pé do chão e fazer aquele “piseiro” em meio à via pública.

A população aprovou o evento. “O governo está de parabéns, pois estávamos carentes desse tipo de ação aqui em nosso município. O evento foi muito bom”, opina a servidora pública Pamyla Farias.

A servidora publica Pamyla Farias aprovou o evento.
Foto Alessandro Silva

O prefeito do município, Jerry Correia, comemorou o sucesso do evento e destacou a parceria com o Estado, que vai além do setor cultural. “Agradecemos a toda a equipe da FEM, que está nos ajudando neste evento. O governo do Acre tem sido um grande e importante parceiro para o município de Assis Brasil, em todos os setores”, afirma Jerry.

Prefeito Jerry Correia comemora parceria entre governo do Acre e Prefeitura de Assis Brasil. Foto: Alessandro Silva

Além de fomentar a cultura e incentivar os artistas locais, o projeto Abraço Cultural tem como objetivo aquecer a economia, apoiando os pequenos empreendedores que trabalham com a comercialização de alimentos e bebidas.

“Para os vendedores de alimentos, é uma oportunidade de poder vender e ter nosso dinheirinho no bolso. Ainda mais que passamos mais de dois anos praticamente parados devido à falta de eventos. Hoje já vendemos o que não vendíamos em um mês”, celebra sorridente, Ronaldo Ferreira, vendedor ambulante.

O vendedor ambulante Ronaldo Ferreira satisfeito pelas vendas durante o evento. Foto: Alessandro Silva

O projeto continua nesta semana em Xapuri, na quarta-feira, 11; em Epitaciolândia, na sexta, 13; e em Brasileia, no domingo, 15.

[Agência Ac]

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Monitorada, Reserva Chico Mendes teve 1,80 km² de desmatamento somente em Julho

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O Sistema de Divulgação de Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) manifestou alerta sobre o desmatamento na região da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.

Segundo o dispositivo, no dia 23 de julho, 0,13 km2 de desmatamento foram registrados na região, com acúmulo de sete dias de alerta naquele mês. A principal causa para o alerta de degradação foi “o desmatamento com solo exposto, deixando a terra sem vegetação”.

Os pesquisadores apontam que a Reserva Chico Mendes soma 1,80 km2 de desmatamento somente no mês analisado. No dia 20, daquele mês, foram identificados 0,78km de desmatamento. E no dia 12, o INPE verificou 0,22 km2 de devastação. Os dados são reportados ainda nos primeiros dias de julho.

Continue lendo

ACRE

MP arquiva denúncia de lixão que botava em risco a aviação em Rio Branco

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Luis Henrique Rolim, publicou hoje (12) no Diário Eletrônico do MP uma portaria arquivando um Inquérito Civil que apurava possível risco de ocorrência de incidentes e acidentes aeronáuticos causados por pássaros e outros animais supostamente relacionados à existência de lixão na área de segurança do Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro.

Em 2020, uma denúncia ofertada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), por meio da sua presidência, junto ao MP, manifestou preocupação quanto ao iminente risco de acidente aéreo devido ao problema de lixões irregulares que atrai urubus e outras aves. À época, a INFRAERO respondeu ao questionamento do MP e informou que constatou tal situação de risco ocasionado pela inadequação de contêineres de lixo do Loteamento Adauto Frota.

A Prefeitura de Rio Branco (PMRB) respondeu ao MP e falou das adequações realizadas ao armazenamento e gerenciamento de resíduos produzidos pelos moradores bem como da ação de monitoramento do fluxo e geração dos resíduos dispostos, dessa forma evitando transbordo e disposição irregular do lixo na área habitada entorno do aeroporto.

Já a SEMEIA, informou que “não havia sido constatado focos de resíduos em locais próximos às caixas coletoras contêineres instalados no Adauto Frota” e que realizou diligências no mês de março de 2021, referenciando que o local estava limpo após a denúncia.

“Deste modo, não há motivos para o prosseguimento com este caderno investigativo, tendo em vista a perda do objeto de apuração, uma vez que os fatos noticiados foram resolvidos por meio de ações de manutenção, gerenciamento correto dos resíduos gerados e educação ambiental na área de circunvizinhança do Aeroporto”, diz trecho que justifica o arquivamento assinada pelo promotor.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no Brasil, entre os anos de 2008 e 2017 foram registrados relatos de nove acidentes, 11 incidentes graves e 14.692 incidentes envolvendo colisões com fauna.

Continue lendo

ACRE

Beneficiários do REM Acre serão capacitados em brigadas de incêndios

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) dará início, na próxima segunda-feira, 15, aos cursos de formação de brigadistas, que serão ministrados aos beneficiários do Programa REM Acre Fase II. Serão 36 beneficiários aptos a atuarem como brigadistas e multiplicadores junto à comunidade, auxiliando nas atividades preventivas e de combate às queimadas e incêndios florestais.

Desse total, 26 são pequenos pecuaristas que atuam com a recuperação de áreas degradadas, cinco são produtores rurais, ribeirinhos e extrativistas e outros cinco indígenas, que desenvolvem atividades sustentáveis. As capacitações serão ministradas em Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Capixaba, Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre, Bujari, Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Além da formação, os brigadistas receberão kits para combate a incêndio florestais contendo abafador, bomba costal, capacete e equipamentos de segurança individual (EPIs). O objetivo é proporcionar condições aos produtores rurais e indígenas para atuarem no combate ao incêndio, caso ocorra.

Cada capacitação será ministrada em dois dias, com aulas teóricas e práticas sobre manejo integrado do fogo, legislação ambiental, prevenção, educação ambiental e combate direto às chamas. Além disso, os brigadistas recebem capacitação em manutenção de ferramentas, a fim de aumentar a vida útil desses equipamentos, conforme ressaltou o coordenador do Programa REM Acre na CBMAC, tenente Bertholdi.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas