Connect with us

ACRE

Final de semana terá a passagem de Estação Espacial sobre o Acre e observação de quatro planetas

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Quem gosta de observar os céus é bom ficar atento às seguintes informações: Domingo e segunda-feira será possível ver a Estação Espacial Internacional passando sobre o Acre, mais precisamente, entre Rio Branco e municípios vizinhos. Quer mais? Os acreanos tão bem vão poder observar, a olho nu, pelo menos quatro planetas do sistema solar. A informação foi repassada pelo pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, que deu dicas dos melhores horários para participar da “festa da observação”.

Neste domingo (11) e segunda-feira (12), a Estação Espacial Internacional (ISS – sigla em inglês) vai passar novamente sobre o Acre.  A ISS cruza a Terra por várias vezes ao dia, mas para ser visível a olho nu, é preciso que essa passagem seja no amanhecer ou no anoitecer, por isso ela é visualizada poucas vezes. No Acre, a melhor observação vai ser possível pela noite.

“No domingo, ela aparecerá, às 18h42min, no horizonte sudoeste (à esquerda do ponto onde o Sol se põe), sendo que, às 18h45min, estará no ponto mais próximo da capital acreana, a cerca de 35 graus acima do horizonte noroeste (à direita do ponto onde o Sol se põe), e, logo em seguida, desaparecerá na curvatura da Terra, no horizonte nordeste. Já na segunda-feira, a estação espacial aparecerá, às 17h54min, no horizonte sudoeste, sendo que, às 17h57min, estará passando, com brilho intenso, sobre Rio Branco, quase na vertical, para, logo em seguida, às 18h1min, desaparecer no horizonte nordeste”, informou Friale.

Davi lembra que “se não houver muitas nuvens, todos poderão vê-la sem maiores dificuldades, pois será o ponto mais brilhante a se mover no céu”.

Vale lembrar que a Estação Espacial Internacional fica a cerca de 400 quilômetros do solo da Terra e tem hoje 11 astronautas de várias nacionalidades – no momento há franceses, japoneses, russos e norte-americanos. 

PLANETAS VISÍVEIS A OLHO NU

O pesquisador comentou ainda sobre a possibilidade de os acreanos enxergarem pelo menos quatro planetas do sistema solar: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Assim como as orientações para ver a ISS, Friale citou os melhores horários para a observação dos corpos celestes e como você deve identificá-los. 

“Vênus, o mais brilhante, logo acima do horizonte oeste (onde o Sol nasce), até por volta das 19h; Marte, “coladinho” a Vênus, sendo um pontinho pouco brilhante. Júpiter, o mais brilhante após as 21h, aparecendo no horizonte leste (onde o Sol nasce), sendo que, por volta da meia-noite, fica posicionado quase na vertical, e, nas horas seguintes ele desce para o horizonte oeste. Por fim, Saturno, menos brilhante, muito próximo e logo abaixo do planeta Júpiter, até por volta da meia-noite, e acima de Júpiter, após a meia-noite, tendo em vista o movimento de rotação da Terra”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas