Connect with us

POLÍTICA

“Foi um encontro casual. Eles continuam construindo a chapa deles e nós a nossa”, diz Jenilson sobre almoço com Vagner

O polêmico almoço em que aparecem na mesa César Messias, Jenilson, Edvaldo Magalhães, Jonas Lima e Vagner Sales gerou especulações

Publicado

em

O deputado estadual e candidato a governador Jenilson Leite (PSB), disse que o almoço com César Messias e Vagner Sales foi o acontecimento mais casual de sua vida neste 2022. “Eu estava almoçando com o César Messias (presidente do PSB), quando o Vagner (Sales) chegou pra comprar uma comida. Acabamos atraindo ele pra mesa, mas a conversa não passou de amenidades. Ele e César foram falar sobre as histórias deles no parlamento”, garante Leite.

O almoço aconteceu anteontem em um restaurante peruano em Rio Branco e suscitou muitas conjecturas. Chegaram a falar em provável aliança, descartada agora há pouco pelo próprio Jenilson. “O Vagner continua construindo a candidatura da Jéssica para Senado lá com a Mara, e o MDB, e nós com a nossa aqui”, garantiu Jenilson.

Jéssica Sales, filha do ex-prefeito Vagner Sales, é pré-candidata ao Senado pelo MDB, cuja chapa já foi anunciada com Mara Rocha na cabeça. Jenilson é pré-candidato a governador e ainda não tem um candidato ao Senado definido em sua chapa. Leite espera a decisão do ex-governador Jorge Viana (PT), que poderá formar chapa com ele.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Vice-prefeito Guarsonio Melo realiza o maior campeonato feminino de futebol do Vale do Juruá

Publicado

em

Por

O 7º Campeonato Feminino de Futebol Society, chegou ao fim neste Domingo (15), com a final sediada no Estádio Ilha Verde em Porto Walter. Em sua 7ª edição, o campeonato foi organizado pelo vice-prefeito Guarsônio Melo e contou com o apoio do Prefeito César Andrade.

Com a casa lotada, o Ilha Verde reuniu mais de 2000 mil pessoas que prestigiaram a final, entre Elite e Garotas do Ilha Verde, essa se consagrando a grande campeã em 2022.

No total, R$ 11 mil reais em premiação para campeões e vice, artilheiros e musa do campeonato foram pagos.
Esse é o maior campeonato feminino já realizado, conforme avalia seu principal organizador.

“A cada ano superamos nossas expectativas de público, equipes e é claro premiação. Essa é mais uma competição histórica que realizamos. Fico muito feliz de receber os agradecimentos das equipes, da população, dos jogadores, dos vendedores ambulantes, dos catraieiros, enfim, é um campeonato que movimenta a economia e nos alegra”, pontuou Guarsônio Melo.

Os jogos fizeram parte da extensa programação realizada, também no Ilha Verde em comemoração ao Dia dos Pais, com churrasco, um grande torneio e sorteio de prêmios.

[Assessoria]

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco apresenta maquinário para dar celeridade a abertura e manutenção dos Ramais da Dignidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), apresentou nesta segunda-feira (15), alguns dos maquinários que atuarão nos ramais da cidade, no intuito de dar maior celeridade ao Programa Ramais da Dignidade assim como, fomentar a produção rural na capital acreana.

No total, 97 máquinas estarão em várias frentes de trabalho em todos os ramais. O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, reforçou a importância da tecnologia no auxílio ao produtor rural.

Eracides Caetano “Vamos plantar com tecnologia” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Não adianta levar incentivo se não tiver o ramal para escoar a produção. Duas coisas que precisam andar juntas: ramais e produção. Iremos primeiro mexer nos ramais, e em seguida vem o trabalho que vamos fazer com mecanização, com o calcário. Vamos plantar com tecnologia. Só se produz quando se faz um trabalho bem feito e é o que vamos fazer, se Deus quiser”.

Seis equipes atuarão em toda a zona rural do município. Aproximadamente 2 mil quilômetros de ramais serão recuperados pela prefeitura, fazendo valer assim a premissa do prefeito Tião Bocalom, de que a riqueza nasce da terra.

Tião Bocalom “A meta é que o cidadão possa comer a produção daqui” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Estamos fazendo esse lançamento da recuperação e manutenção de ramais, com mais de 50 máquinas trabalhando. Nunca trouxeram calcário e nem compraram bueiros como nós compramos agora. Nosso compromisso é que o cidadão possa comer os produtos daqui, deixando o emprego e o dinheiro dentro do nosso estado”, enfatizou o prefeito Tião Bocalom.

[Dircom]

Continue lendo

ELEIÇÕES

Prazo para solicitar voto em trânsito ou em seção diferente da origem termina em 18 de agosto

Pedidos devem ser feitos em atendimento presencial nos cartórios eleitorais

Publicado

em

Por

As eleitoras e os eleitores que pretendem participar das Eleições Gerais de 2022 e estarão fora do domicílio eleitoral no dia do pleito têm até o dia 18 de agosto para se habilitar na Justiça Eleitoral a fim de votar em trânsito ou em seção distinta da origem. O requerimento para votar em trânsito pode ser feito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos. Essa modalidade de votação ocorre somente nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.

Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer Cartório Eleitoral munido de um documento oficial com foto, e indicar o local em que pretende exercer o direito de voto no dia da eleição. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês.

O voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. Por exemplo, moro em Xapuri, mas já sei que estarei em Rio Branco no dia da votação. Nessa hipótese, basta informar à Justiça Eleitoral que pretende votar naquela cidade indicada e o eleitor estará apto a votar nos cinco cargos. No entanto, se a pessoa morar em Brasília e solicitar voto em trânsito para Natal, por exemplo, poderá votar para o cargo de presidente da república.

A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente.

Modalidades

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

Vale reforçar que não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

Acessibilidade

O prazo também vale para as eleitoras e os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida solicitarem transferência para votar em uma seção especial com acessibilidade, espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.

Transferência temporária

A transferência temporária para outra seção eleitoral é facultada ainda aos presos provisórios e aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação, bem como aos integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das polícias civis e das polícias militares, bem como às equipes do Corpo de Bombeiros e de guardas municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições.

Nesses casos, os nomes e os dados serão comunicados à Justiça Eleitoral até o dia 18 de agosto, pelos responsáveis pelas unidades prisionais e de internação, assim como pelo comando das respectivas corporações. O mesmo vale para juízas e juízes eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais.

A medida também é assegurada às pessoas pertencentes às populações indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes, que podem indicar local de votação diverso daquele em que está a seção de origem, no qual prefere exercer o voto, desde que dentro dos limites da circunscrição da eleição, conforme disposto no artigo 13, parágrafo 5º, da Resolução TSE nº 23.659/2021.

[TRE-AC]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas