Connect with us

POLÍCIA

Força Tarefa prende 13 pessoas ligadas ao crime organizado no Acre

Publicado

em

Ascom/PCAC

Na manhã desta quinta-feira, 21, uma força tarefa, composta pelas Polícias Federal, Civil e Militar deflagrou a “Operação MALEFICENT”, em continuidade às ações operacionais direcionadas contra organizações criminosas atuantes no narcotráfico e crimes violentos, que operam dentro e fora do sistema prisional do Estado do Acre.

A ação é decorrente de uma investigação que teve início ainda em 2020, oportunidade em que policiais federais prenderam em flagrante por tráfico interestadual de drogas um indivíduo no Aeroporto de Rio Branco, no momento em que ele iria embarcar num voo com destino a João Pessoa-PB, levando consigo cerca de 4kg de cocaína.

Policiais da Força Tarefa deram continuidade às investigações decorrentes dessa prisão e descobriram que o indivíduo preso no aeroporto pertence a uma organização criminosa com forte atuação no estado do Acre.

Diligências

A operação de hoje, que contou com mais de 60 policiais das forças de segurança, cumpriu 37 ordens judiciais expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo 12 de busca e apreensão domiciliar e 25 de prisão preventiva. Até o momento, 13 pessoas foram presas, e esse número pode aumentar, tendo em vista que ainda existem policiais em campo.

Na delegacia, a maioria dos presos confessaram que fazem parte de uma organização criminosa que atua no Acre, sendo que muitos deles já respondem na justiça pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Os mandados da operação de hoje foram cumpridos nos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Feijó e Sena Madureira, e uma pessoa foi presa em Rondonópolis-RO. A operação foi batizada de MALEFICENT (Malévolo), vulgo com o qual o principal investigado era conhecido na organização criminosa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

DHPP prende acusado de matar Gamer com facada no pescoço

Publicado

em

Por

Oito dias após a morte do Gamer de Free Fire Antônio Carlos Coutinho de Souza, de 20 anos, investigadores da DHPP prenderam acusado do crime. Evancley Gomes da Rocha foi localizado por investigadores da Delegacia de Homicídios na região do Calafate. A ação policial ocorreu nesta quarta-feira, 8.

O gamer Antônio Carlos Coutinho de Souza foi vítima de uma emboscada. O crime aconteceu no dia 30 do mês passado no estacionamento de uma igreja localizada na Rodovia AC-40, região da Vila Acre.

Consta na investigação que o jovem retornava para casa de bicicleta quando foi atacado e atingido com uma facada no pescoço. Antônio Carlos ainda correu cerca de 30 metros e pediu ajuda em uma distribuidora de bebidas. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas não resistiu ao ferimento e foi a óbito no Pronto Socorro.

Antônio Carlos Coutinho de Souza

A Polícia Civil confirmou que o crime teve motivação passional. O pivô foi uma adolescente de 14 anos, que é companheira do acusado e teria mantido um relacionamento com a vítima.

Na sede da Delegacia de Homicídios, Evancley Gomes confessou a autoria do crime. “Levantamos todas as provas e conseguimos elucidar caso em pouco mais de 48 horas”, disse o Delegado Marcus Cabral, responsável pelo inquérito.

Continue lendo

POLÍCIA

Polícia Civil realiza mutirão de conciliação em Porto Acre

Publicado

em

Por

Ascom/PCAC

A Polícia Civil do Estado do Acre realizou durante toda esta quarta-feira, 8, na Delegacia Geral de Porto Acre, mutirão de conciliação por meio do Núcleo de Segurança Comunitária e Pacificação Social da Polícia Civil – Pacificar.

A equipe do Pacificar, coordenada pela Delegada Lucia Jacoud, realizou 30 acordos que deixaram de gerar demanda ao poder judiciário.

Os acordos são realizados por meio de conciliação onde um mediador dialoga com as partes envolvidas que chegam a um denominador comum encontrando solução que contemple ambas as partes, o que deixa de gerar confecção de inquérito que seria encaminhado ao poder judiciário.

O Pacificar está em plena expansão e com núcleos instalados nos municípios de Porto Acre, Senador Guiomard e Plácido de Castro, além da implantação para janeiro de 2022 município de Feijó.

De acordo com o delegado Marcos Sobral, o mutirão chega como forma de aproximar ainda mais a Polícia Civil da comunidade. “Está ação é de extrema importância para casos de menor potencial sejam solucionados sem que seja necessário o encaminhamento ao poder judiciário”, destacou Marcos Sobral.

A expansão é uma demonstração clara de que a gestão atual está comprometida com as novas estratégias de segurança e com os desafios éticos de bem proteger a sociedade.

Diante dos resultados alcançados desde a sua institucionalização em agosto de 2015,  conforme já insofismavelmente comprovado, conclui- se que o Pacificar representa, além de um marco evolutivo na história da Polícia Civil do Estado do Acre,  uma nova concepção de Segurança Pública, aquela que tomou consciência de que o seu papel é de prestar a serviço da sociedade, com maior integração com as comunidades tornando a Segurança Pública, efetivamente, direito e responsabilidade de todos, conforme preceituado no artigo 144, *caput,* da Constituição Federal do Brasil.

Continue lendo

POLÍCIA

Dezesseis quilos de drogas são encontrados enterrados no bairro Jorge Kalume

Publicado

em

Por

Uma ação de combate ao tráfico de drogas, realizada na tarde desta quarta-feira, 8, resultou na apreensão de 16 quilos de drogas. O entorpecente foi localizado durante uma operação conjunta entre policiais militares do GIRO e da ROTAM.

A droga estava enterrada em um terreno no bairro Jorge Kalume, em Rio Branco. Ainda na ação foram apreendidas três armas de fogo, sendo dois rifles. Os policiais prenderam quatro pessoas no local. Os acusados que não tiveram os nomes revelados foram encaminhados para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia