Connect with us

POLÍTICA

Gladson assina decreto que cria programa de CNH Social

O programa vai oferecer à população de baixa renda a oportunidade de obter, adicionar ou mudar categoria da habilitação gratuitamente

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), lançou oficialmente nesta segunda-feira, 24, no Palácio Rio Branco, o Programa CNH Social. Serão oferecidas 2001 vagas para a população de baixa renda  obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente.

Serão aplicados cerca de R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, porque estamos não somente lançando um  programa para beneficiar pessoas de baixa renda, mas também garantindo geração de emprego para aquelas que necessitam da primeira habilitação ou adicionar a categoria”, ressaltou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

O programa vai beneficiar mais de 2 mil famílias (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo Taynara, o edital de abertura para as inscrições será publicado até o dia 15 de fevereiro. Interessados em se inscrever devem ficar atentos à próxima fase do programa, com a abertura do edital para as inscrições no certame. “Todo o processo será amplamente divulgado na mídia”, informou.

O governador Gladson Cameli falou sobre a importância do programa. ” Nós queremos ajudar a quem mais precisa. Esperamos que os beneficiados com a carteira de motorista tenham condições de arrumar um emprego e poder levar renda para as suas famílias”, declarou.

O Programa CNH Social é cumprimento de promessa do Governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

A lei de criação do programa é de autoria do deputado estadual Luiz Tchê (PDT), que esteve presente no evento, e ressaltou que o projeto  foi aprovado por unanimidade pelos deputados, em dezembro de 2021.

Inscrições

A próxima fase do programa será a publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE).  Para se inscrever, os interessados devem cumprir os critérios estabelecidos pelo programa e ter Cadastro Único (CadÚnico) nos programas sociais e estar ativo há, pelo menos, seis meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito,  aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Modalidades

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, divididas em estudantil, urbana e rural. Poderão se inscrever à CNH Social Estudantil pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública estadual do Acre, com CadÚnico ativo.

As modalidades urbana e rural são destinadas, respectivamente, a moradores da área urbana e rural com inscrição ativa no CadÚnico. Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Cinco por cento das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, com exceção das pessoas que irão fazer a mudança para a categoria D. Nesse caso, não haverá reserva de vagas para PCDs.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Milhares de pessoas participam do Bingão das Mães promovido pela Prefeitura de Sena Madureira

Publicado

em

Por

Fotos: Lucas Costa e Ricardo Amaral

O Bingão das Mães, promovido neste sábado (14) pela Prefeitura de Sena Madureira, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS) foi um verdadeiro sucesso. A exemplo disso, mais de 8 Mil pessoas compareceram à praça central para participar do evento, que contou com o apoio do Gabinete do Senador Márcio Bittar (UB), e do setor empresarial do município.

A festa foi idealizada pelo Prefeito Mazinho Serafim (UB), e o Secretário de Cidadania e Assistência Social, Daniel Herculano. Além do Bingo, também foram realizados sorteios de dezenas de brindes e houve atrações musicais para o público presente. Vale destacar que o evento foi apresentado pelos radialistas Aldejane Pinto e R. Costa, e foi transmitido ao Vivo pelo site AcPurus, do Jornalista Márcio Farias.

De acordo com Daniel Herculano, o Bingão superou as expectativas da equipe. “Foi uma tarde especial de confraternização com as mães do nosso município, a população lotou a praça central demonstrando o quanto esses eventos estavam fazendo falta por conta da pandemia. Agradeço ao Prefeito Mazinho pelo confiança em meu trabalho, e também agradeço à minha equipe pelo empenho na realização dessa grande festa”, disse.

Também participaram da festividade o vice-prefeito Gilberto Lira, a Deputada Estadual Meire Serafim, a Secretária de Administração, Adriana Martha, e demais servidores da SEMCIAS. É importante destacar que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, e a Secretaria Municipal de Saúde deram todo o suporte para a realização do evento.

Confira os nomes dos ganhadores dos principais prêmios

Geladeira: Rosiane Souza do Nascimento.

Bicicleta: Francisca das Dores da Silva.

Fogão: Everton Rodrigues Oliveira.

TV 43 Polegadas: Jaquelene Lira Nascimento.

Freezer: Isabelly Gadelha Farias

Micro-ondas: Gabriel Dócimo de Araújo.

[Por Ricardo Amaral – Ascom]

Continue lendo

POLÍTICA

Presidente do Deracre recebe comenda de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Assis Brasil

Publicado

em

Por

“É uma grande honra ser presidente do Deracre e agradeço primeiramente em nome do governador Gladson Cameli que me concedeu essa oportunidade e é muito gratificante poder fazer algo pelas famílias de Assis Brasil. Agradeço por ter recebido a Comenda de Honra ao Mérito de Assis Brasil, que com certeza será um marco na minha história de vida”, destacou o presidente do Deracre.

Honraria concedida pela Câmara Municipal de Assis Brasil, nesta sexta-feira, 13, a Comenda de Honra ao Mérito busca reconhecer a contribuição de pessoas nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem trabalhos e ações significativas para a cidade de Assis Brasil.

Continue lendo

POLÍTICA

“Temos que defender nossos valores contra ataques políticos ideológicos”, diz Alan Rick durante o congresso da Igreja Quadrangular do Acre

Publicado

em

Por

O Congresso reuniu lideranças das quadrangulares da capital e do interior do Estado, e ainda, autoridades

“Temos o papel, como igreja, de defender nossos valores contra os ataques políticos e ideológicos que sofremos constantemente. Os servos de Deus precisam estar atentos e vigilantes. Parabéns aos pastores presidentes, Edilma e Moreira, pelo evento que trouxe essa palavra aos irmãos” – foi o que disse o deputado Alan Rick ao parabenizar a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) pela realização do Congresso Estadual de Cidadania, ocorrido nesta sexta-feira, 13, na IEQ Xavier Maia, em Rio Branco.

O Congresso reuniu lideranças das Quadrangulares da capital e do interior do Estado e também contou com a presença do governador Gladson Cameli (PP), do senador Sérgio Petecão (PSD), do deputado estadual Antônio Pedro (União Brasil), da ex-deputada federal, Antônia Lucia Câmara, e do deputado federal pastor Jefferson Campos (PL/SP), vice-presidente do Conselho Nacional de Diretores (CND).

A pastora Raissa Moreira, filha do pastor Raimundo Moreira, e o deputado pastor Jefferson ministraram sobre o papel do cristão na política. Levantaram a necessidade dos fiéis entenderam o papel do cidadão cristão.

“Quero agradecer ao Pastor Moreira, presidente da IEQ no Acre, e sua esposa a Pra. Edilma, pelo convite e amizade. Foi uma benção estar com os irmãos!” – finalizou Alan Rick.

[Assessoria]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas