ACRE
Gladson diz que a certificação da OIE abrirá portas ao Acre para o mercado exportador de carne
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Ciente da notícia da certificação do Acre pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da Febre Aftosa sem vacinação, o governador Gladson Cameli (PP) comemorou em grande estilo a boa nova e enalteceu parcerias que resultaram na obtenção do selo internacional como, por exemplo, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cameli disse também que o mercado da exportação mundial de carne vai ampliar as oportunidades para o Estado.
Durante discurso proferido, hoje (27), no Hotel Terra Verde, o chefe do executivo fez questão de frisar o esforço da Ministra Tereza Cristina, em ajudar o estado com medidas consideradas extremas, porém, necessárias para encaminhar a pecuária do Acre para o reconhecimento mundial.
“Ela [Cristina Tereza] adotou o Acre como um estado de referência. Eu me lembro das audiências que fiz no Ministério, via as determinações da nossa ministra Tereza por nos ajudar. Vocês não sabem o que a ministra fez, durante o início da pandemia! Ela tomou decisões firmes e essa certificação só foi possível graças às suas posições. Minha gratidão, Ministra!”, ressaltou.
Gladson aproveitou a oportunidade para agradecer também aos pecuaristas pela parceria, o apoio, que culminou no reconhecimento pela OIE. “Eu me lembro do momento que iniciei o governo, das condições que estávamos recebendo, e lá eu vi o esforço de vocês, pecuaristas, em tirar o Acre de um estado com rebanho com Febre Aftosa para sem Aftosa. Nós conseguimos! Isso é gratificante, ver a união entre vocês e o estado, na realização de um sonho “, agradeceu.
Segundo Gladson, a certificação da OIE não contempla somente o Governo Estado como também toda a população acreana. “Hoje nós temos uma carta branca (…) isso possibilita a abertura do mercado de exportação com o Peru e outros países. E não é só isso, vem muita coisa boa por aí”, enfatizou.
Enquanto Gladson falava no Acre sobre a certificação da OIE, lá em Brasília a Ministra do MAPA, Tereza Cristina, comemorava com o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) o selo que beneficia o Acre e os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso.
“Hoje é uma grande comemoração (…) isso é um marco para a nossa Pecuária. Cerca de 20% do nosso rebanho será livre de aftosa sem vacinação, podendo alcançar mercados que pagam mais e que trazem qualidade para a carne brasileira. É um grande dia de comemoração. Parabéns aos produtores, aos estados e ao MAPA, pelo feitio. Há mais de 10 anos o Brasil não tinha reconhecimento do OIE”, disse Tereza a Bolsonaro.
You must be logged in to post a comment Login