Connect with us

POLÍTICA

Gladson vistoria obra de revitalização do comando geral da PM em Rio Branco

Publicado

em

Agência AC

Nesta sexta-feira, 3, o governador do Estado, Gladson Cameli, foi verificar de perto a execução das obras de revitalização do Comando Geral da Polícia Militar, no centro de Rio Branco. Esta é a maior intervenção já realizada em um dos prédios mais antigos e simbólicos do Acre, que tem previsão de ser entregue até o início de janeiro de 2022.

A vistoria técnica foi acompanhada ainda pelo comandante-geral da instituição militar, coronel Paulo César Gomes; do subcomandante, coronel Luciano Dias; do diretor Operacional, coronel Atahualpa Ribera; do diretor de Saúde, coronel Wagner Stanislau; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior; e do deputado estadual Cadmiel Bomfim.

Com investimento de R$ 2,6 milhões, provenientes de recursos próprios do governo acreano, os três blocos da estrutura inaugurada no fim da década de 1920 serão contemplados com nova pintura, troca da cobertura, readequação da drenagem e das redes elétrica e hidráulica, entre outras benfeitorias. 

O zelo com os prédios públicos estatais tem sido uma marca positiva da gestão de Gladson Cameli. Sobre a reforma, o chefe do Poder Executivo destacou a relevância histórica do Comando Geral da PM para a sociedade acreana.

Durante a visita, Cameli aproveitou para agradecer o empenho dos operários, que trabalham na execução da obra Foto: Marcos Vicentti/Secom

“As pessoas olham para esse prédio e sentem orgulho porque ele faz parte da história e do nosso cotidiano. O Comando Geral da Polícia Militar é um lugar que passa segurança para a nossa população, serve como ponto de referência e ainda é um cartão-postal de Rio Branco. Então, um espaço como esse merece todo o respeito e atenção por parte do governo”, declarou Cameli.

Iniciada em maio deste ano, a revitalização já está 30% concluída e o cronograma estabelecido segue sem atrasos. A obra pública tem contribuído diretamente com aquecimento da economia. Além dos próprios materiais estarem sendo adquiridos no comércio local, cerca de 22 operários trabalham no lugar.

Uma das grandes novidades da revitalização é a criação do Museu da Polícia Militar. O espaço de memória contará a história centenária da instituição, desde o período da então Guarda Territorial até os dias atuais. No local, os visitantes terão acesso ao acervo de objetos antigos, que fizeram parte da trajetória de sucesso da corporação.

Sede da PM do Acre passa pela maior intervenção de sua estrutura em mais de 90 anos de existência Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por ser um prédio em processo de tombamento pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, todas as características da arquitetura original estão sendo rigorosamente preservadas. A obra conta também com a fiscalização de arquitetos da Fundação Elias Mansour (FEM).

De acordo com o coronel Paulo César Gomes dos Santos, a intervenção era muito aguardada pelos militares, que terão melhores condições para trabalhar na sede da PM. “Este era um anseio nosso, já que a estrutura estava bastante precária e o ambiente era insalubre. Essa revitalização será muito importante para melhorar a qualidade de vida do servidor”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco reforça os trabalhos de manutenção na iluminação pública

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), executa constantemente trabalhos de manutenção na iluminação pública da capital acreana. Só na primeira quinzena do mês de janeiro de 2022, mais de 20 bairros já foram atendidos.

Várias estratégias e um plano de ação efetivo foram executados para resolver os problemas. A Secretaria Municipal de Zeladoria tem trabalhado de forma expressiva, aumentando o número de equipes e apresentando bons resultados para o benefício da população. Os trabalhos também contam, principalmente, com o diálogo com a comunidade, onde são apresentados os principais problemas na iluminação em pontos específicos da capital e as equipes da SMZC realizam os reparos necessários em toda a (rede elétrica), dos bairros atendidos.

O Presidente da Associação de Moradores do Xavier Maia, Antonildo Almeida, disse que as ações na iluminação melhoraram o dia a dia das pessoas. “A gente agradece a prefeitura e toda a equipe responsável por terem resolvido a iluminação de todas as ruas do bairro Xavier Maia.”

Áreas que estavam mais críticas como os bairros: Xavier Maia, Ivete Vargas, Portal Ipê e as praças do Calafate e Juventus, já estão 100% iluminados. As vias principais como Antônio da Rocha Viana, Getúlio Vargas e Nações Unidas também já receberam os serviços de manutenção.

A expectativa da Secretaria, e seguindo o cronograma de planejamento, é recuperar toda iluminação de parques, quadras e praças, até o final do primeiro semestre de 2022. Devem ser trocados por iluminação de led, durante as etapas do programa de eficientização energética, 15 mil pontos de Rio Branco, que também representam diminuição nos custos em manutenção aos cofres públicos.

O Chefe do Departamento de Iluminação, Neimar Dantas, destaca a representatividade desses serviços. “Nós estamos no trabalho intenso de recuperação da iluminação da cidade mudando a imagem de muitos bairros que antes estavam com problemas de escuridão em alguns locais específicos. A partir desse trabalhos nós priorizamos os moradores possibilitando qualidade de vida, em caminhos nos parques, praças e diminuição dos índices de criminalidade, com as comunidades iluminadas.”

Neimar Dantas também reforçou que para inibir a ação de bandidos que costumam furtar os materiais elétricos da iluminação pública estão sendo realizadas algumas estratégias.

Continue lendo

POLÍTICA

Eleições 2022: Bocalom e Djalma discutem estratégias

Publicado

em

Por

Dircom

Em reunião no gabinete do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma, o prefeito Tião Bocalom tratou sobre as eleições deste ano, que, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação no Estado começará às 6 horas da manhã.

O desembargador Francisco Djalma lembrou que o pleito eleitoral deste ano precisará de uma ampla divulgação por causa do horário. “É uma determinação do TSE, e o que a gente conversou aqui com prefeito Bocalom, foi a possibilidade de o Município disponibilizar uma estrutura para transportar o eleitor até o local de votação. O prefeito se mostrou sensível”, destacou o presidente do TRE.

O prefeito estava acompanhado do Assessor Político, Helder Paiva, e colocou a prefeitura à disposição do Tribunal. Lembrou que as secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social possuem uma frota robusta, fundamental para este tipo de apoio.

“Tudo isso aí vai ficar à disposição do TRE para que a gente possa dar condições às pessoas de exercer seu direito de cidadão, que é dar o seu voto no dia da eleição”, disse o prefeito Tião Bocalom.

Continue lendo

POLÍTICA

No Twitter, Gladson mostra preocupação com aumento da Covid-19 no Acre e pede a colaboração de todos

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Visivelmente preocupado com os altos índices de notificação por Covid-19 no Acre, o governador Gladson Cameli (PP) fez uma série de publicações no Twitter pedindo a colaboração da população para manter a vigilância em época de pandemia.

“Meus amigos, voltamos a viver um momento delicado no combate à Covid-19. Os números mostram um crescimento que pode chegar ao seu pico nas próximas semanas. Por isso, tomamos a decisão de ampliar os cuidados e ações da gestão na capital e interior”, escreveu ontem (18).

O governador frisou que o estado está fazendo a sua parte, “mas precisamos da ajuda de todos. Como governador, como cidadão e como pai, preciso dizer a vocês: não vou contra a ciência e não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com meu próximo”.

Por fim, Cameli pede a sensibilização dos seus seguidores quanto aos cuidados de biossegurança e principalmente que a população procure os postos de vacinação. “Quero mais uma vez pedir a colaboração de cada um para continuarem com os cuidados. Se vacinem, usem álcool em gel e máscara. Juntos podemos vencer mais este desafio”, concluiu.

CARNAVAL CANCELADO

Durante coletiva realizada nesta terça-feira (18), Gladson Cameli anunciou a suspensão do “Carnaval 2022”. “Sobre o carnaval, já pode cancelar e recolher o seu trem de pouso (…) Estamos preocupados com quem vai sofrer os impactos financeiros que esse cancelamento vai trazer, mas estamos também preocupados com a saúde da população e o trabalho das equipes médicas (…) não vamos politizar o assunto, levamos em consideração o que diz a ciência”, anunciou e frisou: “Não temos condição de manter o carnaval, tendo em vista as informações que temos sobre o possível aumento dos casos de Covid-19 no mês de fevereiro no estado”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia