Connect with us

POLÍCIA

Governador e primeira-dama não são investigados na Operação Status Debitum, diz diretor de Polícia Civil

Publicado

em

“Essas operações só são possíveis graças à liberdade, independência e estrutura que o governador nos oferece para realizarmos as investigações”, disse, na manhã desta sexta-feira (21), o diretor geral de Polícia Civil do Acre, delegado Josemar Moreira Portes, durante entrevista coletiva sobre a realização a primeira fase da “Operação Status Debitum”, que investiga desvios de conduta no pagamento de precatórios no Estado e em Mato Grosso do Sul. Acompanhado de outros quatro delegados envolvidos nas investigações, Portes disse que Gladson Cameli e sua esposa, a primeira dama Ana Paula ou qualquer outro membro de sua família não são investigados no caso e que o governador é o principal interessado nos esclarecimentos do caso.

A operação “Status Debitum”, desencadeada pela Polícia Civil, surgiu a partir de declarações, à Polícia Federal, por um ex-procurador geral de Justiça do Estado, dando conta da existência do que chamou de “Mafia dos Precatórios”, que são dívidas reconhecidas pelo Governo à particulares e que estariam sendo pagas a partir de tráfico de influência envolvendo autoridades do Estado mediante pagamento de propina. No caso, são citados um ex-procurador do Estado e um ex-presidente da seção Acre da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além deles, o ex-procurador que foi o autor da denúncia também foi alvo das operações da Polícia nesta manhã, cujas casas a foram visitadas pelos policiais em busca de provas que vão subsidiar o inquérito sobre o caso, que continua sob sigilo e segredo de Justiça. As operações de hoje foram coordenadas pelo delegado Pedro Rezende.

“O objetivo é colher elementos probatórios de crimes contra a administração pública praticados por organização criminosa que atua no pagamento ilegal de precatórios, dívidas do poder público reconhecidas judicialmente”, disse Rezende.

Nesta manhã foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, cinco deles em Mato Grosso do Sul. Os mandados foram contra escritórios de advocacia citados nas denúncias, incluídos de profissionais de Direito daquele Estado. “Na verdade, são pessoas com vínculos com as pessoas investigadas no Acre”, disse o delegado Josemar Portes. Não há réus presos no caso.

A Polícia Civil tem 30 dias para concluir o inquérito, que podem ser prorrogados. “Não temos ainda como afirmar se há culpados ou não no caso. O que estamos fazendo é coletando informações para, ao final do inquérito, podermos dizer à sociedade acreana se as denúncias são verdadeiras ou não. Se verdadeiras, os culpados serão apontados”, disse o delegado Portes.

ContilNet

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍCIA

Cadáver é encontrado em chamas em área de mata de Rio Branco

Publicado

em

Por

Um corpo, ainda em chamas, foi encontrado na manhã deste domingo, 15, em Rio Branco. O cadáver estava em uma área de mata localizada no Ramal da Cooperativa, região do Floresta Sul. Pessoas que residem na região estranharam a fumaça e o mau cheiro que saiam da mata. Ao chegar no local, um homem deparou-se com a cena macabra. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área.

Com a chegada de uma equipe do Instituto de Criminalista da Polícia Civil foi realizada a perícia de local. Logo depois, agentes do Instituto Médico Legal removeram o corpo. A Equipe de Pronto Emprego da Divisão Especializada de Investigações Criminais (EPE) esteve no local em busca de informações do caso. Por causa das condições do cadáver não foi possível fazer a identificação.

O caso será investigado na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, a DHPP.

Continue lendo

POLÍCIA

Mais de 54 kg de cocaína são apreendidos na madrugada deste domingo em Rio Branco

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal abordou um Chevrolet Montana por volta das 3h no km 115 da BR-364. Durante a conversa com os policiais, motorista e passageiro deram informações contraditórias, o que elevou o nível de suspeita da equipe, que decidiu realizar uma busca no veículo.

Foram encontrados 53 embalagens escondidas nas laterais do veículo contendo: 24,08kg de cloridrato de cocaína e 30,68kg de pasta base de cocaína. 

Os dois homens foram presos e encaminhados para a Polícia Civil da cidade. 

Continue lendo

POLÍCIA

Uma pessoa morre e duas ficam feridas após acidente na BR-364

Publicado

em

Por

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus da empresa Eucatur e um veículo modelo Gol. O acidente aconteceu na manhã deste sábado, 14, em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia.

De acordo com informações, o ônibus saiu de Rio Branco na noite de sexta-feira, 13, com destino a Porto Velho, mas no trecho de Vista Alegre do Abunã ocorreu a colisão. O motorista do carro morreu na hora. Outros dois ocupantes foram socorridos e encaminhados a um hospital na região. Com a colisão, o Gol sofreu um incêndio.

A Eucatur informou que nenhum dos passageiros do coletivo ficou ferido. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local.

A causa do acidente não foi definida.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas