Connect with us

POLÍCIA

Grileiros que atuam em Assis Brasil e utilizam laranjas no IDAF são alvos de operação da PF nesta quarta-feira

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Boi Bandido, com o objetivo de descapitalizar os envolvidos em um esquema criminoso envolvendo a grilagem de terras públicas dentro do Assentamento Agroextrativista Santa Quitéria (PAE – Santa Quitéria), localizado no município de Assis Brasil/AC.

Os investigados atuam na ocupação e desmatamento de área pública federal para implantação de fazendas e latifúndios usados na criação de gado. De acordo com as investigações, houve um desmatamento de cerca de 90 (noventa) hectares e eram utilizadas interpostas pessoas (“laranjas”) para o registro no IDAF (Instituto de defesa agropecuária e florestal). O dano econômico à União e ao meio ambiente causado pelo grupo criminoso foi calculado por meio de laudo pericial e estimado em R$3.830.159,53 (três milhões, oitocentos e trinta mil, cento e cinquenta e nove reais e cinquenta e três centavos).

Durante a manhã desta quarta-feira foram cumpridos 7 (sete) mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados, além de 8 (oito) mandados de sequestro de bens, tais como imóveis, veículos, joias e semoventes.

Um dos investigados já esteve envolvido, em 2019, na Operação Ojuara e confessou, na época, a invasão e desmatamento de área de 5 (cinco) mil hectares.

Os responsáveis irão responder pelos crimes de desmatamento de floresta nativa (art. 50-A – Lei 9605/1998) e invasão de terra pública (art. 20 – Lei 4.947/1966), além de outros crimes.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas